Doação de órgãos: rins, córneas e fígado são captados e vão beneficiar 07 pessoas

As duas captações de órgãos foram realizadas no Hospital Ferreira Machado.

Mais duas captações de órgãos foram realizadas no Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos dos Goytacazes, entre a manhã de segunda-feira (16) e a tarde desta terça-feira (17), contabilizando 11 doações em 2023, autorizadas pelas famílias.

Siga o SF Notícias no Instagram @sfnoticias

A equipe do Programa Estadual de Transplantes do Rio de Janeiro (PET-RJ) foi quem realizou os procedimentos, após contato feito pelo NF-Transplantes, programa da Secretaria Municipal de Saúde. Os pacientes, do sexo masculino, residiam em Conselheiro Josino e no Parque São Benedito. Do homem, de 39 anos, foram captados os rins, as córneas e o fígado, enquanto do paciente de 53 anos, os rins.

Somados, os órgãos vão beneficiar sete receptores cadastrados no PET, conforme critérios técnicos e clínicos. Em 2023, até o momento, foram captados: 03 corações, 06 córneas, 08 fígados e 22 rins, totalizando 37 órgãos disponibilizados para transplantes.

O psicólogo do NF-Transplantes, Luiz Cosmelli, agradeceu às famílias pela decisão soberana e generosa, assim como as equipes técnicas e administrativas do HFM, da Central Estadual de Transplantes (CET) e da Organização de Procura de Órgãos (OPO), sediada em Itaperuna. “São parceiros de excelência que têm ajudado no êxito desse trabalho que visa salvar vidas”, disse Cosmelli. O NF-Transplantes é vinculado à CET e à OPO.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress