Diocese de Campos recebe a XV Romaria Estadual da Terra e das Águas

bispo campos tNo dia 24 de Julho de 2016, será realizada a XV Romaria Estadual da Terra e das Águas do Rio de Janeiro, em Campos dos Goytacazes, com o tema: “Da Terra e das Águas feridas brotam clamores de justiça”.  A Comissão Pastoral da Terra coordena, junto com outras pastorais e movimentos sociais, os preparativos desta celebração por meio de diálogos com representantes de comunidades, igrejas e parceiros, no sentido de construir a proposta dessa caminhada Rumo a uma “Terra sem Males”.

Assim, definimos o local e o tema da XV Romaria, como também constituímos a Comissão Estadual (composta por representantes das dioceses, religiosos e agentes pastorais e lideranças de movimentos sociais). Pelo fato de sermos a sede da XV Romaria instituímos uma Comissão Local que está estruturada em Equipes de Trabalho (Liturgia e Mística e Cultura; Comunicação, Infraestrutura e Mobilização de Recursos).

Através desses coletivos realizamos alguns encontros preparatórios para a definição dos propósitos da XV Romaria (sendo 01 na Diocese de Nova Iguaçu, 01 na Diocese de Volta Redonda e 01 na Diocese de Nova Friburgo) com a presença de religiosos, leigos e lideranças pastorais e comunitárias. Além disso, também visitamos comunidades e grupos que vivenciaram a experiência profética das Romarias anteriores, e fomos alimentados pela memória de luta de trabalhadoras e trabalhadores do campo e da cidade por uma sociedade mais justa, solidária e sustentável.

Em Campos, o Bispo Dom Roberto Francisco acolheu a proposta com muita alegria e vem acompanhando desde o início os preparativos para essa grande celebração de fé e esperança. A nossa participação em agendas diocesanas, como a Assembleia das Pastorais Sociais, realizada em Italva, e a reunião com clero da diocese de Campos nos animou ainda mais e fortaleceu nosso compromisso pastoral.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress