Dia mais longo do ano: verão começou nesta sexta (22)

O sol nasceu às 05h15 e vai se pôr às 18h52: será o dia mais longo do ano no Hemisfério Sul.

O verão começou oficialmente às 00h27 desta sexta-feira, dia 22 de dezembro. O sol nasceu às 05h15 e vai se pôr às 18h52: será o dia mais longo do ano no Hemisfério Sul. Este evento é conhecido como solstício de verão. O fenômeno indica o momento exato em que o sol atinge o ponto mais alto no céu e a distância máxima em relação aos pontos cardeais leste e oeste.

Quando ocorre em dezembro, a posição do Hemisfério Sul em relação ao sol favorece a entrada das radiações solares, permitindo que o dia fique iluminado por mais tempo. “Quem mora nos estados do Sudeste, do Sul e nas áreas mais ao sul do Centro-Oeste percebe que o sol está nascendo mais cedo e se pondo mais tarde. Os dias estão mais longos. São mais horas de sol para esquentar o ar, para a manter as temperaturas elevadas” – destaca a Climatempo.

O verão é época de calor em todo o Brasil, de dias quentes e muitas vezes abafados, com pancadas de chuva frequentes pelo menos à tarde e à noite. A nova estação se estende até o dia 20 de março de 2024, às 00h06, horário de Brasília.

Previsão

A Climatempo prevê um verão mais quente e abafado do que os dois últimos. Janeiro e fevereiro terão pancadas de chuva bastante frequentes em razão do calor e da alta umidade. No sul do RJ as chuvas ficam entre a média e um pouco acima em janeiro.

Fevereiro será mais úmido em todas as áreas, e março com chuvas concentradas na primeira quinzena – um pouco acima da média no norte de MG, ES e sudoeste de SP, e um pouco abaixo da média nas outras áreas. Menos corredores de umidade se foram neste verão em comparação com os anteriores. Eles podem se formar a qualquer tempo, mas é provável entre o fim de janeiro e início de março, com posicionamento sobre MG, ES e RJ – estas áreas terão risco aumentado de problemas por excesso de chuva neste período.

Quem vai curtir as praias no estado do Rio pode esperar chuvas mais irregulares, concentradas em menos dias, e mais dias de sol. Dias de calor intenso mais frequentes. Ondas de calor são possíveis, principalmente no leste da região Sudeste (centro-leste de MG, ES e RJ) entre janeiro e fevereiro, podendo expandir para outras áreas da região.

 

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress