Dia das crianças: Saiba como comprar o presente certo

Fotos: Manuela Escalla
Fotos: Manuela Escalla

O dia 12 de outubro (Domingo) está chegando, e para esse dia a criançada já têm seus pedidos certos na cabeça sobre o que desejam ganhar, e em São Fidélis as ofertas estão variadas. Confira as dicas do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), e saiba como comprar de maneira correta.

A primeira dica SAM_0027apresentada pelo Idec, é sobre considerar a idade da criança antes de pensar no presente. Por exemplo, para aquelas entre 18 meses e três anos de idade, escolha brinquedos musicais, carros, bonecas ou bolas. Para crianças de 4 a 9 anos, a sugestão são jogos eletrônicos, coletivos e bicicletas, entre outros. Não se esqueça de verificar a faixa etária para qual o produto é destinado. Esse cuidado não só evita a compra de um brinquedo incompatível com as características da criança como também evita acidentes.

Mas com o avanço das novas tecnologias, os pequenos parecem ter deixado de lado os brinquedos e desejarem mais os jogos eletrônicos, como também os aparelhos eletrônicos, sendo eles, por exemplo, os celulares, tablets e notebooks. Mas esta realidade é controversa para a estudante Maristela Serpa de Souza Freitas, que com 11 anos, diz ser ainda apegada a suas bonecas e demais brinquedos.

Ela afirma, que mesmo tendo aparelhos eletrônicos, sua paixão pelos brinquedos, em especial das Barbies e bonecas, ainda fazem parte da sua vida e não pretende deixar de brincar tão cedo.

“Há muitas coisas que desejo ganhar nesse dia das crianças, como o brinquedoSAM_0053 chamado ‘Furby Boom’, casinha da Barbie e o parque de diversões da Polly.” Contou Maristela.

Na loja Office Paper, localizada na rua Dr. José Francisco, no centro da cidade, estão disponíveis uma grande variedade de brinquedos, e para este dia das crianças, é possível encontrar ofertas a partir de 6,99 reais e preços de até 229 reais, onde é garantido achar diversos presentes para o público infantil feminino e masculino.

O Instituto de Defesa do consumidor, ainda enfatiza na questão de peças pequenas que possam ser engolidas ou partes pontiagudas. Mesmo que o produto ainda esteja na embalagem, procure verificar esses detalhes. Caso sinta a necessidade, solicite ao vendedor que abra a embalagem para poder observar. No caso de eletrônicos, sempre teste o produto. É importante exigir, no ato da compra, a nota fiscal, o certificado de garantia e o manual que deve ser em português.SAM_0030

Maristela ainda relata, ter uma coleção de cerca de 70 a 80 bonecas e Barbies, e garante brincar com todas elas, mas quando se cansa de alguma, faz doações para crianças de zonas rurais que ganham os brinquedos em bom estado, pelo cuidado com que cuida dos objetos. “No dia das crianças do ano passado, ganhei uma boneca de presente que hoje é uma das minhas preferidas e ganhei algumas roupas, algo que é muito bom de receber também.” Disse ela.

Na loja Onlly, localizada na Av. Sete de Setembro, no centro da cidade, para este dia das crianças, encontra-se uma grande variedade de peças para crianças de todas idades e gostos para todos os tipos.

A faixa de preço nas roupas masculinas, estão a partir das regatas no valor de 17 reais e a mais cara no valor de 117,99 nas jardineiras. Para as roupas femininas, o menor preço também estão nas regatas, seguindo pelo mesmo valor de 17 reais, e o preço mais caro é de 199,90 nos vestidos de festa.

A última dica, é verificar a SAM_0067presença do selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) no brinquedo. A presença dessa cetificação é obrigatória e garante que o produto não acarrete riscos à saúde da criança. Mas o consumidor deve ficar atento à autenticidade do certificado. No selo devem constar a marca do Inmetro, do organismo acreditador e o foco da certificação que, para os brinquedos, é saúde e segurança. A certificação pode vir impressa, em etiqueta autoadesiva permanente na embalagem ou afixada ao próprio produto em etiquetas de pano, como no caso das pelúcias.

Neste dia das crianças, além de presentear crianças que tenha proximidade, faça um gesto de solidariedade e doe brinquedos para crianças carentes, ajude a fazer deste dia um momento especial para aqueles que não possuem muitos recursos. Toda criança merece!

SAM_0069

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress