Um dos destaques da base do Atlético/MG, o fidelense Ralph Machado Dias, de 18 anos, terá uma grande oportunidade. Ele foi um dos meninos do sub-20 selecionados para disparar a Flórida Cup 2017 com o time profissional do Galo. A competição contará com cinco clubes brasileiros nesta edição: Vasco, Bahia, Atlético-MG, Corinthians e São Paulo, além de Bayer Leverkusen, Wolfsburg (Alemanha), Tampa Bay Rowdies e o convidado dos norte-americanos, o clube argentino Estudiantes de La Plata.
“Uma chance de ouro, ainda mais jogando com o time profissional. Muito visível pra gente da base. Estou muito confiante pra fazer um excelente campeonato lá”, disse Ralph. O time do Atlético viajou neste domingo para os Estados Unidos.
Um pouco da história de Ralph
Tudo começou na quadra do meu bairro, a “Chatuba”, como uma simples brincadeira. Com 10 ou 11 anos de idade, passei para a escolinha de campo de São Fidélis. Daí comecei a participar de alguns campeonatos e peneiras, sempre me destacando e chamando atenção. Em uma das peneiras, meu atual empresário, Alexander Sales (Samu), estava como observador técnico, gostou do meu desempenho e começou a me observar semanalmente. Após um mês, ele me propôs ir morar em Itaperuna para que eu pudesse fazer um treinamento mais específico – conta Ralph, que desde então passou a levar o sonho do futebol como coisa séria e teve que se acostumar a ficar longe da família para lutar pelo sonho.
Em Itaperuna, o fidelense morou por três anos na casa de Alexsander, dividindo o dia para estudar e treinar. Nos primeiros testes realizados em alguns clubes, as portas foram fechadas para Ralph. Até que veio o Atlético/MG, onde o garoto treinou durante um mês e foi aprovado, na época com 14 anos. Atualmente com 18, o volante é tido como uma das principais promessas do Galo e teve o contrato renovado até 2020. Seu grande momento na base do clube mineiro aconteceu em 2014, quando foi titular da equipe juvenil na conquista da Copa do Brasil Sub-17, mesmo sendo de 1998 e jogando com a geração de 1997. No mesmo ano, o jogador foi convocado para defender a Seleção Brasileira na 3ª Copa México de Nações, na Cidade do México.
Além da Copa do Brasil sub-17, Ralph também foi campeão do Campeonato Mineiro e do Torneio Future Champions (África do Sul) da mesma categoria, além do Torneio de Ennepetal sub-20 (na Alemanha). Em 2016, as boas atuações na base creditaram Ralph a ser três vezes relacionado pelo técnico Marcelo de Oliveira, ficando no banco do profissional nos jogos contra Atlético/PR, Grêmio e Vitória, todos pelo Campeonato Brasileiro.