Desenvolvido em Aperibé, projeto “Minha Vida” visa preservar a água

água 4
Fotos: Vinnicius CRemonez/Manuela Escala/Reprodução

Um projeto desenvolvido por uma moradora de Aperibé, busca conscientizar estudantes e moradores do município para cuidar cada vez melhor da água, e melhorar a vida do planeta e prevenir um colapso global.

Há 20 anos, Maria Graça Bairral visita escolas municipais, estaduais e particulares de Aperibé, distribuindo folders com propostas de como praticar um consumo consciente para melhorar a vida do planeta. Além das escolas, Graça pede espaços em rádios de Pádua, Itaocara e Aperibé para divulgar o projeto e apresentar maneiras simples e práticas, porém inteligentes, de como preservar o ambiente em que vivemos.

“Oriento a usarem lâmpadas frias e econômicas que consomem cinco vezes menos e duram dez vezes mais que as comuns. Faço também oficinas de como preparar um sabão ecológico aproveitando o óleo usado na cozinha. Faço estas oficinas nas Escolas Estaduais, Municipais , Igrejas e APAE . Distribuo coletores nas Lojas para recolher pilhas, baterias, lâmpadas a mercúrio e outros lixos eletrônicos , orientando que estes poluem o meio ambiente e contaminam o lençol freático com metais pesados. Meu projeto é basicamente palestras e dicas de como economizar água e preservar o meio ambiente Os folders distribuídos são financiados por mim, não tenho qualquer tipo de ajuda, tudo o que faço é por amor a água e ao nosso planeta”, disse Graça em entrevista a nossa equipe.

falta de água /foto Manuela EscallaPara Graça, usar medidas simples e inteligentes como fechar a torneira ao escovar os dentes, fazer a barba e lavar a louça; fechar o chuveiro na hora do banho, usar o balde para lavar o carro, reaproveitando água da máquina de lavar para molhar as plantas e lavar as calçadas. A atual crise de falta de água é consquencia de anos de descuido e falta de zelo no que diz respeito ao cuidado com rios e nascentes.

“Escovando os dentes com a torneira aberta joga-se fora até 20 litros de água e fechando a torneira apenas um litro. Em um banho de cinco minutos você consome 40 litros de água, já num banho de 10 minutos o consumo é maior do que 150 litros. A água é um dom de Deus para todo ser vivo. Nascemos de uma bolha de água e nosso corpo é 70% de água. Todas as formas de vida dependem da água e não existe vida onde não há água. Só temos este planeta com água para viver, daí a necessidade de cuidar dele com muito carinho”.

Em 2006 Graça participou do “5º Prêmio Furnas Ouro Azul” em Belo Horizonte, uma iniciativa dos Jornais: O Estado de Minas, Correio Brasiliense e Jornal do Comercio, onde seu projeto foi escolhido como o Destaque Estadual do Rio de Janeiro.O projeto “Minha Vida” concorreu com outros 81 projetos. Já em 2008, Graça recebeu por ter participado do 2º Prêmio ANA ( Agência Nacional de Águas) com o mesmo projeto.

“Fui surpreendida com tamanha honraria até por achar que o que faço pela causa ambiental nada mais é do que um dever de um cidadão consciente e antenado como que se passa no nosso País e também no Mundo”, concluiu Maria da Graça Bairral.

sdfghjkljl

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress