Cordeiro, Madalena, S.S. do Alto e Bom Jardim devem receber recursos para compra de castramóveis

O deputado federal Luiz Antônio tem percorrido o interior do estado para distribuir emendas parlamentares para a compra de veículos adaptados destinados à castração de cães e gatos
Fotos: ilustrativa capa/ divulgação

O abandono e casos de maus-tratos a animais vêm crescendo em nossa região e para tentar mudar esse quadro, o deputado federal Luiz Antônio Corrêa (PL/RJ) tem percorrido cidades do interior do estado do Rio para distribuir emendas parlamentares para a compra de castramóveis, veículos adaptados para a castração de cães e gatos. Em nossa região o parlamentar já visitou Quissamã e São João da Barra, no Norte Fluminense, além de Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Cordeiro e Bom Jardim, na Região Serrana, para implementar o projeto. O deputado destaca que além de ajudar municípios menores a reduzirem o número de animais abandonados e os casos de maus-tratos, essa é uma questão de saúde pública. “Animais nas ruas causam acidentes de trânsito e afetam a saúde pública, porque podem transmitir doenças que afetam tanto humanos quanto outros animais. A forma mais eficiente de reduzir esse problema é a castração, porque evita a procriação indesejada e por consequência o abandono”, afirma.

Antes de visitar os primeiros municípios que devem receber os castramóveis, o deputado Luiz Antônio esteve em Resende e Barra do Piraí, cidades que se destacam no estado por já apresentarem avanços na defesa dos animais. Barra do Piraí conta com castramóveis itinerantes que percorrem os bairros das cidades atendendo moradores e protetores e Resende inaugurou um hospital público de excelente infraestrutura para atender os animais de pessoas mais carentes. Nos encontros ele notou que a parceria com a população foi fundamental para que os projetos vingassem. “O envolvimento da sociedade é vital para o funcionamento dessa iniciativa. Precisamos ter os protetores dos municípios unidos para ajudar na divulgação e conscientizarem os tutores da importância da castração e explicar que é um procedimento que vai melhorar a vida do animal. Se a população não abraçar essa causa fica muito difícil para o poder público agir sozinho”, frisou o parlamentar.

Em 2019 o deputado Aureo também conseguiu recursos para aquisição dos castramóveis para as cidades de Aperibé, Cabo Frio, Miracema, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá e Trajano de Moraes. Naquele ano foi anunciado que cada município teria R$ 150 mil para a compra de uma unidade móvel e que os recursos liberados seriam repassados pelo Fundo Nacional de Saúde aos municípios. Conforme noticiado pelo SF Notícias no final do ano passado as unidades já chegaram a Miracema, Trajano de Moraes, Friburgo e outras cidades.

plugins premium WordPress