Congelou! Trajano de Moraes registra geada em um dos dias mais frios do ano

Um termômetro chegou a marcar -7°C na localidade de Tirol, onde foi registrada a geada
Fotos: Suelen Mafort/ Jussara Mafort

A localidade de Tirol, em Trajano de Moraes, na Região Serrana do Rio, congelou na manhã desta terça-feira (20/07) um dos dias mais frios do ano. A geada mudou a paisagem em propriedades na localidade. Plantas, pastos, cercas, um pontilhão e até um elástico de cabelo amanheceram cobertos pelo gelo. Segundo a moradora, Jussara Mafort, o registro foi feito por volta das 6h.

Tem Instagram  Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Uma forte onda de frio voltou a atingir muitas áreas do Centro-Sul do Brasil, causando geada e temperaturas negativas em diversos pontos do Sul, Sudeste e até mesmo no Centro-Oeste. Segundo a Climatempo, a geada é um fenômeno da natureza que ocorre quando se formam camadas finas de gelo sobre as plantas ou outras superfícies lisas, como vidros de janelas. A definição é o congelamento do orvalho sobre a superfície.

Ainda segundo a Climatempo, a geada branca é conhecida por deixar a paisagem branquinha e é a mais comum e, quando acontece com moderada a forte intensidade, deixa os gramados e os capôs dos carros branquinhos. Este é um fenômeno típico de noites calmas, com vento fraco, com pouca ou nenhuma nebulosidade no céu.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress