A Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat), realizaram um levantamento das condições de toda a malha federal pavimentada e, nas malhas estaduais, dos trechos mais relevantes para o transporte de cargas e de passageiros.
Desde sua primeira versão, em 1995, o levantamento vem evoluindo por meio do aperfeiçoamento da metodologia, da adoção de novos recursos técnicos e tecnológicos e da ampliação da malha rodoviária avaliada. Atualmente, a Pesquisa abrange toda a extensão pavimentada das rodovias federais e das principais rodovias estaduais do país, alcançando, em 2014, 98.475 km Pesquisados.
Foram avaliados aspectos do pavimento, da sinalização e da geometria da via, o que permite a classificação dos trechos como ótimo, bom, regular, ruim e péssimo. Os resultados são apresentados por tipo de gestão (pública ou concedida), de rodovia (federais ou estaduais), por região e por unidade da Federação. A pesquisa foi feita durante 30 dias.
Importantes rodovias da região foram avaliadas, e uma delas, a RJ 192, que liga São Fidélis a Itaocara, foi considerada ruim pelos pesquisadores.
A RJ 158 entre São Fidélis e Campos, foi considerada regular no geral. Os pesquisadores avaliaram como bom a pavimentação desse trecho, mas como regular a sinalização e geometria da rodovia. Já a RJ 116 que liga a região serrana ao Noroeste Fluminense do estado, passando por Itaocara, Aperibé, Santo Antônio de Pádua e Miracema, foi avaliada como boa na pavimentação e sinalização, tendo apenas uma avaliação regular na geometria, ficando com uma classificação boa no geral.
A BR 356 que que corta São João da Barra, Campos, Cardoso Moreira, Italva e Itaperuna, foi considerada boa na pesquisa, mas ganhou classificação regular na sinalização e geometria. A pavimentação da rodovia foi considerada ótima pelas pesquisadores.
Já RJ 192 foi considerada ruim na pavimentação, sinalização e geometria. Uma pesquisa que também foi feita pela CNT em 2013 somente nas rodovias do Estado do Rio de Janeiro, apontou a RJ 192 e outras duas rodovias da nossa região, como as piores do estado. Nossa equipe percorreu a RJ 192 no dia 11 de novembro de 2013, e quase um ano depois, pouca coisa mudou, apenas operações tapa-buracos foram feitas em alguns trechos.
Ao todo, são 27 quilômetros de muitos problemas, com rachaduras, ondulações, falta de sinalização e de segurança. O pior trecho da estrada, está entre os distritos de Colônia, Valão dos Milagres e Cambiasca. Motoristas e caminhoneiros que utilizam a RJ 192 todos os dias, dizem ter medo de acontecer algum problema no veículo e ter que para na estrada, pois não existe segurança para os usuários.
Em entrevista ao SF Notícias na matéria exibida no ano passado, o engenheiro responsável pelo Departamento de Estradas e Rodagens(DER-RJ) em São Fidélis, Luiz Carlos, a estrada não possui buracos, e sim, um excesso de tapa buracos, o que provoca ondulações e fica desconfortável. Luiz disse ainda, que o governo realizou lotes para projeto de recuperação de várias estradas da região, é a RJ 192 está entre as contempladas. O projeto que inclui Terraplanagem, drenagem, recuperação e alargamento da RJ 192, estaria em fase de conclusão, mas sem data marcada para o inicio da licitação. (REVEJA A MATÉRIA AQUI)
Em todo o Estado do Rio de Janeiro, a pesquisa apontou 411 km em situação ótima, 1.048 bom, 569 regular, 220 ruim e 166 péssimo. Na pavimentação foram 1.301 km ótimo, 486 bom, 364 regular, 226 ruim e 73 péssimo. A sinalização em 220 km foi considerada ótima, 1.239 boa, 886 regular, 234 ruim e 271 péssima.
Por fim a pesquisa pontou como ótima a geometria de 416 km, 650 como boa, 647 regular, 261 ruim e 247 péssima.
A pesquisa avaliou cerca de 2.450 km em todo o estado do Rio de Janeiro.
O levantamento possui 389 páginas, e além de apontar as condições das rodovias de cada região do Brasil, aponta também os investimentos feitos em estradas Federais, Estaduais e privadas, que são administradas por concessionárias.