O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) aprovou a recomendação do retorno do horário de verão em 2024. A aprovação aconteceu após o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendar a volta da adoção do horário de verão no país. No entanto, o Governo Federal ainda irá avaliar o cenário, antes de optar pela medida.
De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, uma decisão deve ser tomada nos próximos dias. Se for adotada, a medida valeria ainda para 2024, não necessariamente em todo o verão.
Siga o SF Notícias no Instagram @sfnoticias
O retorno do horário de verão é visto como uma forma de deslocar o pico de consumo de energia para um horário com mais geração solar, para reduzir a necessidade de acionar usinas termelétricas (que são mais caras e aumentam a conta de luz) para atender à demanda.
O horário de verão foi extinto em 2019, primeiro ano do governo Jair Bolsonaro. Em 2020, o Governo Federal informou que o horário de verão tinha pouca efetividade na economia energética e afetava o relógio biológico das pessoas.
A decisão final caberá ao presidente Lula. Se adotada a volta do horário de verão, o adiantamento dos relógios em 1h acontecerá depois do 2º turno das eleições municipais.
📱Receba as notícias da sua cidade e região no seu WhatsApp. É muito fácil!
Basta seguir o canal do SF Notícias no WhatsApp clicando AQUI. Ao clicar no link, você será direcionado a uma página do WhatsApp, onde vai encontrar a opção de “Acessar o canal”. Depois, já dentro do canal no WhatsApp, bastará clicar em “Seguir”.