Com extenso currículo, nova presidente do BNDES é de Bom Jesus do Itabapoana

2
Fotos: Reprodução.

A economista Maria Silvia Bastos Marques, de 59 anos, foi escolhida pelo presidente interino Michel Temer para presidir o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Nascida em Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense, ela é a primeira mulher a assumir o cargo, que desde 2007 estava ocupado por Luciano Coutinho, indicado pelo ex-presidente Lula.

Maria Silvia já foi presidente da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), entre 1996 e 2002, o que lhe rendeu o apelido de “Dama de Aço”. A bonjesuense tem mestrado e doutorado em Economia e é graduada em administração pública, todos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Já passou pelo próprio BNDES, como assessora da presidência, e pela Petrobras, onde fez parte do conselho de administração. Também trabalhou como coordenadora da área externa da secretaria de Política Econômica no Ministério da Economia durante o governo Collor, e foi secretária municipal de fazenda do município do Rio de Janeiro de 1993 a 1996, na gestão do prefeito César Maia, deixando um inédito caixa de US$ 1 bilhão após sua saída.

De 2011 a 2014, Maria Silvia presidiu a Empresa Olímpica Municipal do Rio de Janeiro, responsável pela execução de todas as obras municipais para os Jogos Olímpicos de 2016, mas pediu demissão em abril do ano passado. Mais recentemente, foi assessora especial das Olimpíadas na Prefeitura do Rio de Janeiro, saindo no início deste mês.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress