Clínica de Hemoterapia realizará ação pública de doação de sangue em Cantagalo

As ações públicas de doação visam aumentar o número de doadores a fim de regularizar os estoques de sangue e atender a todos que precisam

Foto: Reprodução/ Prefeitura de Cantagalo

A Clínica de Hemoterapia de Niterói promoverá a ação pública da campanha ‘Doe Sangue, perto de você’, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Cantagalo, no Centro de Convivência do Idoso Parque das Árvores, em Cantagalo, na Região Serrana do Rio. As ações públicas de doação visam aumentar o número de doadores a fim de regularizar os estoques de sangue e atender a todos que precisam. Para a diretora médica da Clínica de Hemoterapia de Niterói, Catarina Finkel, esta é uma causa nobre e pode ser realizada com segurança. “Os bancos de sangue, incluindo nós da Clínica, adotamos medidas de prevenção para evitar a propagação do vírus e para que não haja risco aos doadores. A doação de sangue é segura, não havendo riscos para quem doa”, afirma.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

A iniciativa, que segue todos os protocolos de segurança do Ministério da Saúde, possui uma criteriosa seleção daqueles que podem doar, atendendo à princípios como, a verificação da quantidade de sangue (hematócrito e hemoglobina) passível de doação, sem prejuízo ao doador, além da avaliação clínica de outros riscos possíveis. Os interessados em participar de um dos dias de coletas poderão agendar um horário. A campanha acontecerá nos dias 11 e 12 de setembro, das 8h às 15h e o agendamento deve ser feito pelo número (22) 9-8129-0155. O Centro de Convivência do Idoso fica na Rua Manoel Pinto Vilela, ao lado do Abrigo Municipal.

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente. É importante evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e respeitar o prazo de 12 horas para o caso de bebidas alcoólicas. Se estiver com sintomas de gripe ou resfriado, ou tiver tomado vacina recentemente, não deve doar temporariamente.

Além dos requisitos habilitando os doadores, é importante estar atento sobre os itens que proíbem a doação, como: estar gripado ou com processo alérgico (tosse, coriza); vacina de Sarampo e Tétano – 4 semanas; ter feito tatuagem e/ou piercing há menos de 1 ano; ter tido Hepatite depois de 11 anos de idade; ter realizado endoscopia e/ou colonoscopia nos últimos 6 meses; ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; ser usuário de drogas ilícitas; e alguns medicamentos impedem a doação (essa questão será tratada na Triagem Clínica, no momento da doação). Quem tomou vacina de gripe só pode doar após 48h, e quem tomou vacina AstraZeneca/Pfizer só pode doar após 7 dias. Candidatos que apresentaram infecção pelo Covid-19 são considerados inaptos por um período de 30 dias.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress