Cervejaria de Lumiar doa composteiras domésticas e ajuda a transformar toneladas de lixo em adubo

É o maior projeto do estado do Rio, transformando em adubo cerca de 18 toneladas por ano de lixo orgânico que iria para o aterro de Friburgo. Os moradores recebem ainda uma explicação sobre como fazer a compostagem em casa
Fotos: Divulgação

Grande parte dos resíduos produzidos nas residências brasileiras é composto por materiais orgânicos, como cascas de legumes e frutas, folhas e restos de alimentos. Em muitas cidades o lixo orgânico ainda é depositado em lixões a céu aberto, atraindo animais e produzido o chorume durante sua decomposição, que pode penetrar e contaminar o solo/lençóis d’água. Pensando em ajudar a população a reaproveitar grande parte destes resíduos, a Cervejaria Lumiarina, em Lumiar, distrito de Nova Friburgo, criou o projeto “Uma Composteira por Casa”. Segundo o empresário Luiz Enne, o objetivo é tentar diminuir os resíduos orgânicos jogados no lixo pelos moradores e que iriam para o aterro da EBMA em Friburgo.

Ainda segundo o empresário, ao invés de ir para o lixo, o resíduo vira adubo. “O que faz todo o sentido principalmente para uma área rural como Lumiar” – disse. Neste fim de semana a cervejaria chegou à marca de 100 composteiras doadas. “É o maior projeto do estado do Rio, transformando em adubo por volta de 18 toneladas por ano de lixo orgânico que iria para o aterro de Friburgo. Doamos a composteira para os moradores (kit com 3 baldes, minhocas californianas e serragem) e eles fazem a compostagem em casa” – destaca Luiz Enne.

A primeira entrega foi realizada em dezembro de 2019. No início da pandemia eles paralisaram as entregas por alguns meses e posteriormente retornaram com entregas todo mês. “No dia da entrega dou uma explicação a cada um sobre como devem usar a composteira. Mas depois muita gente me pede ajuda ou esclarece dúvidas. Acabei tendo que aprender o tema! Primeiro usando o apoio do Compostonautas de Friburgo, mas depois ganhei conhecimento e passei eu mesmo a preparar as composteiras e a ajudar as pessoas a usar” – lembra o empresário. Os interessados em receber uma composteira devem entrar em contato pelo número (21) 99733-0053 (WhatsApp).

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress