Cartão postal e patrimônio cultural, Ponte Metálica de São Fidélis completa mais um ano de história

A Ponte Metálica foi batizada de "Ponte Walter Velasco", mas ela também é conhecida como "ponte de ferro" e já foi muito chamada de "ponte de um carro só".

De dia, de noite, na chuva, com sol ou com nevoeiro; não importa a hora. Ponte Metálica de São Fidélis é linda em todos os momentos! Essa belezura, cartão postal da cidade, completa neste mês de agosto mais um ano. Pela história contada até os dias de hoje, a ponte foi construída em 1889 (135 anos), mas há relatos de que ela só foi inaugurada dois anos depois, em 26 de agosto de 1891.

Siga o SF Notícias no Instagram @sfnoticias

A Ponte Metálica foi batizada de “Ponte Walter Velasco”, mas ela também é conhecida como “ponte de ferro” e já foi muito chamada de “ponte de um carro só”. Ela tem quase 500 metros de extensão sobre o Rio Paraíba do Sul.

Cenário de fotos e vídeos, a ponte faz parte da história da cidade e da vida dos fidelenses, e até mesmo de visitantes de outras partes, que se encantaram por esse patrimônio.

continua após a imagem

A ponte de um carro só:
Ela era carinhosamente chamada assim devido ao período em que foi a única via de acesso para veículos entre o Centro de São Fidélis e o distrito de Ipuca, o que aconteceu até 2008, quando a “nova ponte” foi inaugurada. Quem não se lembra de ter que dar ré quando veículos que seguiam da Ipuca ou do Centro se encontravam no meio da ponte? E quando era uma carroça?

A ponte foi construída para atender o transporte ferroviário, sendo adaptada para o transporte rodoviário e, assim que a outra ponte foi inaugurada, ela passou a atender a pedestres e ciclistas. Em 2002, a ponte começou a ser tombada pelo Instituto do Patrimônio Cultural (Inepac).

📱Receba as notícias da sua cidade e região no seu WhatsApp. É muito fácil!
Basta seguir o canal do SF Notícias no WhatsApp clicando AQUI. Ao clicar no link, você será direcionado a uma página do WhatsApp, onde vai encontrar a opção de “Acessar o canal”. Depois, já dentro do canal no WhatsApp, bastará clicar em “Seguir”.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress