Bom Jardim recebe mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica

Mudas serão usadas para recuperar áreas de nascentes e matas ciliares na bacia do Rio Grande

A Cedae entregou mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica para ações de reflorestamento no município de Bom Jardim, na Região Serrana. As plantas serão usadas para recuperar áreas de nascentes e matas ciliares na bacia do Rio Grande, um dos principais da região. Desde o início deste ano, a Cedae já doou 29,6 mil mudas por meio do programa Replantando Vida.

Em 2021, além de Bom Jardim, já foram contemplados projetos de reflorestamento nos municípios de Barra Mansa, Barra do Piraí, Cambuci, Engenheiro Paulo de Frontin, Laje do Muriaé, Mendes, Pinheiral, Piraí, Queimados, São José de Ubá e Vassouras. Dentre as espécies doadas, destacam-se mudas de juçara, jabuticaba, pitanga, bacupari, bracatinga e jacarandá, entre outras.

As plantas foram cultivadas nos sete viveiros florestais da Companhia, que contam com a mão de obra de apenados dos regimes semiaberto e aberto, e também em liberdade condicional. Eles integram o programa Replantando Vida, fruto de convênio firmado entre a Cedae e a Fundação Santa Cabrini.

Em 2020, o programa distribuiu mais de 117 mil mudas de 121 espécies nativas da Mata Atlântica, que foram utilizadas em cerca de 80 projetos de restauração florestal em 34 municípios do Estado do Rio, além de Guaratinguetá, no interior de São Paulo. Municípios e instituições interessadas em estabelecer parcerias para atividades de reflorestamento podem entrar em contato com a Companhia pelo e-mail [email protected].

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress