Baixo nível do Rio Paraíba do Sul afeta pescadores em São Fidélis

rio paraíba do sul setembro 2016
Fotos: Vinnicius Cremonez

Rio Paraíba do Sul voltou a preocupar pescadores de São Fidélis, quase dois anos após o município decretar situação de emergência devido a seca.

Naquele ano – 2014 – o rio ficou abaixo da vara de medição. A estiagem também afetou 80% dos produtores e provocou a perda de aproximadamente 40% da produção leiteira e 30% de perda na lavoura e produção olerícola.

Hoje, segundo o superintendente da Defesa Civil Cláudio Luiz, o Paraíba está marcando 20 centímetros, 25 acima do nível registrado em 2014. Pra essa época do ano, o nível normal do rio é de 2.60.

presidente da colônia de pescadores sfSegundo Geraldo Gonçalves, chefe do núcleo da Companhia Estadual de Água e Esgoto (CEDAE) na cidade, o baixo nível do Rio Paraíba do Sul ainda não afeta o fornecimento de água, graças a reformulação feita no sistema no ano passado. A válvula de captação foi aumentada.

De acordo com o presidente da Colônia de Pescadores Z-21, Sirley de Souza Ornelas (foto), o baixo nível do rio está prejudicando os pescadores, que não estão conseguindo retirar o sustento de suas famílias. Cerca de 200 famílias vivem da pesca em São Fidélis.

O desvio de água em outras regiões do rio e o represamento da água pelas usinas hidrelétricas também contribuem para a diminuição do nível do Paraíba em época de seca, afetando diretamente as últimas cidades banhadas por ele, como São Fidélis, Campos e São João da Barra.

rio paraíba do sul seca setembro 2016 4

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress