Apaixonada por astrofotografia, moradora de Cordeiro faz ‘vaquinha online’ para realizar Exposição Fotográfica

Além de levar ao público as belas imagens registradas na região, a exposição também terá um cunho social, levando a fotografia como forma de arte ao alcance da comunidade. “Não é apenas colocar a foto em um expositor, é mostrar o que os municípios tem de natureza a preservar, de despertar outros amantes da fotografia e de revelar a beleza da vida” – afirma a fotógrafa
Fotos: Renata Martins

Foi em 2014, durante uma viagem a São Paulo com a família, que Renata Martins Oliveira, que nasceu em Cantagalo, mas mora em Cordeiro, na Região Serrana do Rio, descobriu uma nova paixão: a fotografia. Com o desejo de registrar cada momento, ela comprou um equipamento simples, e de lá para cá não largou mais a câmera. “Como a paixão foi aumentando, vi a necessidade de fazer alguns cursos – estudei no Senac e em algumas plataformas digitais. Na verdade, estudo sobre fotografia todos os dias nesses seis anos. Com o aumento do conhecimento e o desejo de fazer imagens melhores tenho trocado o equipamento na medida do possível. Hoje a minha fotografia exige um equipamento melhor do que o que tinha na época e pretendo em breve trocar de novo” – disse em entrevista ao SF Notícias. Renata destaca que quem faz a imagem é o fotógrafo e seu olhar, sendo o equipamento apenas um instrumento que usa a seu favor. Na hora de colocar o talento em prática, ela busca valorizar a beleza das paisagens da região em que vive, que segundo ela, não deixa nada a desejar em comparação às cidades vizinhas. (continua após a publicidade)

Renata relata que sua paixão é pela astrofotografia, a fotografia dos astros celestes, em especial das estrelas, pois é fascinada pela via láctea. “São bilhões e bilhões de estrelas a anos-luz de distância da terra. Isso me fascina. Eu tentei fotografar o Neowise, mas a tentativa foi frustrada. A foto não saiu como eu desejava. Sempre que fotografamos algum evento meteorológico a gente precisa estudar bastante sobre ele, as coisas acontecem em fração de segundos. Mesmo com todo o preparo a sorte não estava a meu favor. Tem dia que não sai como a gente imagina” – conta. Agora, o sonho é realizar uma exposição com suas fotografias e para isso ela criou uma “vaquinha” online, com o objetivo de custear gastos com impressão e materiais. “Eu já participei de algumas exposições coletivas. Sou membro da Sociedade Fotográfica de Nova Friburgo e Presidente do Retrovisor Fotoclube em Cordeiro. Sempre participei com os coletivos de exposições. Quando fui vendo o amadurecimento do meu trabalho, comecei a pensar em uma exposição individual – há mais ou menos um ano venho produzindo imagens com essa finalidade” – relata. (continua após a publicidade)

Fotografia que recebeu medalha de aceite no 8º Salão Nacional de Fotografia do ABCCLICK/ Local: Cordeiro – Torre do House Hotel

Além de levar ao público as belas imagens registradas pela fotógrafa, a exposição também terá um cunho social. “O desejo de expor está ligado a vontade de mostrar a fotografia como arte e de levar essa experiência ao alcance da comunidade. Não é apenas colocar a foto em um expositor, é mostrar o que os municípios tem de natureza a preservar, de despertar outros amantes da fotografia e de revelar a beleza da vida” – afirma. Além disso, se a meta for alcançada, durante a exposição Renata pretende ministrar uma oficina de fotografia e levar conhecimento a quem tiver o interesse de conhecer melhor esta arte. Os interessados em ajudar podem contribuir pelo site ‘Vakinha Online’ AQUI e também entrar em contato pelo número (22) 98106-5437.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress