Alvorada e culto para comemorar 159 anos do Corpo de Bombeiros

solenidade 19
Fotos: Vinnicius Cremonez

No dia 2 de julho de 1856, o Imperador D. Pedro II criou, por decreto imperial, o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, primeiro serviço de extinção de incêndio regulamentado no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro. A data ficou marcada na história do país, e em 1954 foi instituída como o Dia solenidade 3Nacional do Bombeiro. Nesta quinta-feira (02.07), o Corpo de Bombeiros de São Fidélis se movimentou para lembrar da data comemorativa, e cantar os parabéns pelos 159 anos da corporação.

O sol ainda estava nascendo quando os carros e caminhões do Destacamento 2/5 do Corpo de soleinidade 17Bombeiros saíram pelas ruas da cidade, com sirenes ligadas, fazendo uma alvorada, que deu início à programação do dia.

Já na sede do DBM, por volta das 9H30 da manhã, foi realizado um culto ecumênico com a presença de secretários, vereadores, amigos do destacamento e familiares dos solenidade 15militares, além da presença do Prefeito de São Fidélis, Luiz Carlos Fernandes, do comandante da 4º Companhia de Polícia Militar, o Tenente Prado e do comandante do Posto 13 do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual, o Tenente Anderson.

Também estiveram presentes, atiradores do Tiro de Guerra 01-003 de São Fidélis, pastores da Primeira Igreja Batista, e o Padre Gaspar, assim como os pais do Cabo Valcknaer, que morreu vítima de um tipo raro de leucemia.

Eles receberam das mãos do Major Cláudio, comandante do destacamento, o capacete que o militar usava quando trabalhava. Foi o momento mais emocionante da solenidade, onde todos, lembraram das ações feitas pelo Cabo, ações que deixaram saudades.

Um outro ponto marcante, foi quando Leandro Figueira, conhecido como Leandro do bolo, relembrou o acidente que sofreu, e agradeceu o socorro feito pelos militares. “Eu estava desesperado dentro do carro, mas quando eu ouvi as sirenes, fiquei mais aliviado”, disse Leandro, que colocou fotos do seu acidente, no bolo. Vejas as fotos feitas durante a solenidade.

 

 

solenidade 12

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress