Agentes do Procon-RJ apuram reclamações e denúncias de moradores de Friburgo

Os agentes vistoriaram agências bancárias, farmácias, shopping, restaurantes e supermercados
Fotos: Divulgação/ Procon

O Procon Estadual do Rio de Janeiro realizou uma ação de fiscalização no município de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, para apurar denúncias de consumidores. Segundo o Procon-RJ, os agentes vistoriaram agências bancárias, farmácias, shopping, restaurantes e supermercados. Entre os problemas encontrados estão licença sanitária vencida, aglomeração em filas, consumidores esperando 50 minutos para serem atendidos e alimentos vencidos, sem especificação e mal armazenados. Cinco estabelecimentos tiveram auto de infração lavrado. Ainda de acordo com o Procon-RJ, nos bancos fiscalizados, os agentes identificaram tempo de espera na fila acima do razoável. Através de senha, foi comprovado que um consumidor esperou 52 minutos para ser atendido em uma agência. Em outro banco, não havia funcionário para orientar quanto ao distanciamento social na fila externa, o que gerou aglomeração na calçada.

Duas farmácias vistoriadas não tinham a revista com informações sobre o preço máximo ao consumidor atualizada. Em uma delas a licença sanitária estava vencida desde novembro de 2020. “Não havia farmacêutico técnico responsável e o livro de reclamações estava sendo preenchido de maneira incorreta, sem que o consumidor recebesse a sua via com a reclamação” – informou o Procon. Um shopping e duas churrascarias estavam cumprindo todas as normas de prevenção à Covid-19. Em uma das churrascarias, os fiscais orientaram que houvesse um maior distanciamento entre as mesas, o que foi prontamente adequado.

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