Violência Familiar: Conheça os meios para combater esse mal

A violência familiar é um tema bastante polêmico que choca a sociedade, pelo agressor e a vítima fazerem parte da mesma família, onde deveria existir amor e respeito. Há vários tipos de violência na família, como: Abuso Sexual a crianças e adolescentes, violência conjugal onde o agressor é predominantemente masculino, maus tratos a crianças e adolescentes, negligência, testemunha de violência, e violência ao idoso.

DSCF9824No município de São Fidélis, existe um programa que cuida de situações de violação de direito contra indivíduos e suas famílias, chamado Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). Em que hoje estão cadastrados no programa 165 famílias que recebem auxílio e benefícios de serviços. O CREAS está articulado na rede de serviços locais do município e recebe encaminhamentos de pessoas que não procuraram o serviço de maneira espontânea, vindos de órgãos do sistema de garantia de direitos, conselho tutelar, delegacia, defensoria, ministério público, terminal de justiça da cidade, entre outros.

CAM00263Em entrevista com a nossa equipe, a coordenadora do CREAS Gisele da Cunha Alves, diz que o objetivo desse trabalho é tentar minimizar os riscos sociais que as pessoas que eles atendem têm passado, e resgatar na família a ação protetiva. Segundo ela, o CREAS trabalha no campo da orientação, da abordagem participativa e da conciliação familiar.

“Em situações de risco eminente, como por exemplo a questão da ameaça, mesmo nós não tendo dispositivos para coibir isso diretamente, acionamos algum órgão de sistema de direitos, como o ministério público e 141 DP, que às

Equipe de Assistência Social do CREAS
Equipe de Assistência Social do CREAS

vezes são órgãos que têm mais competência para poder coibir essas situações.”

Segundo também a coordenadora, só o simples fato de ter uma equipe acompanhando de forma sistemática, já traz um alerta para a família e diz que o primeiro passo para pôr fim a violência, ainda é a denúncia!

Saiba como fazer a sua denúncia:O CREAS, funciona de segunda a sexta-feira, na Av. Teodoro Gouveia de Abreu, São Vicente, em frente ao CineTeatro ou pelo telefone: (22) 2758-1413

Disque 100

Ouvidoria do Ministério Público pelo número 127

 

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress