Vigilância em Saúde investiga pelo menos 20 casos suspeitos de dengue em São Fidélis

Nenhum caso foi confirmado, mas Vigilância aguarda resultados de exames
Fotos: Reprodução

Chuva e calor são a combinação perfeita para o desenvolvimento do Aedes Aegypti, que transmite dengue, chikungunya e zika. É exatamente esse clima que a região vem registrando nas últimas semanas, o que faz crescer a preocupação com a proliferação do mosquito.

Em São Fidélis, já são mais de 20 casos suspeitos de dengue, que estão sendo investigados pela Vigilância em Saúde. O órgão informou que está recebendo muitas notificações de suspeitas, mas que nenhum caso foi confirmado ainda. Ainda segundo a Vigilância,  sorologia, que indica a presença do vírus, só pode ser feita cinco dias após os primeiros sintomas.

A orientação é para que a população procure um médico, sempre que sentir os sintomas. Os principais são: febre alta, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores, náuseas e vômitos, dores nos ossos e articulações e outras.

Prevenção

Bastam apenas dez minutos por dia, uma vez na semana, para que o morador realize uma vistoria completa em sua casa e elimine estes possíveis criadouros. E não é somente limpar o pratinho dos vasos de plantas, pois até uma tampinha de garrafa pode ser abrigo para os ovos do mosquito.

No quintal, deve-se observar os bebedouros de animais, as garrafas, pneus, as telhas, caixas d’água, brinquedos e as piscinas. Dentro de casa, os focos podem estar nos ralos, em bebedouros, reservatório de descarga dos vasos sanitários e até nas bandejas da geladeira. Para limpar, basta escorrer toda a água acumulada, lavar os objetos com água e sabão e secar completamente.

 

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress