Vigilância Ambiental de Itaocara alerta população sobre aparecimentos de escorpiões

Segundo a pasta, com o aumento das chuvas nesta época do ano, o surgimento desses animais tende a aumentar e a atenção deve ser redobrada.

Imagem: Keila Oliveira

Apesar de não serem os únicos fatores, o calor e o aumento da umidade no período do verão contribuem para o aparecimento de animais peçonhentos, como os escorpiões. Nesta terça-feira (28) a Vigilância Ambiental de Itaocara fez um alerta sobre o aparecimento de escorpiões na região.

Siga o SF Notícias no Instagram através do 👉 @sfnoticias

Nos últimos dias uma moradora usou as redes sociais para relatar o aparecimento de um escorpião em sua residência. Segundo o relato, ao se levantar para ir à cozinha beber água ela encontrou o animal no chão. “Já não é o primeiro que encontro em minha casa. O primeiro, picou meu cachorro, graças a Deus ele ficou bem. E agora, mais esse.” – diz a publicação. Moradores relatam aparecimento de escorpiões no bairro Vista do Paraíba.

Segundo a pasta, com o aumento das chuvas nesta época do ano, o surgimento desses animais tende a aumentar e a atenção deve ser redobrada. “Esse animal tem necessidade de muita umidade e calor para se reproduzir e este período é ideal para isso.  E para se protegerem da chuva, esses escorpiões vão para as residências e quintais” – explicou a Vigilância.

A Vigilância explicou ainda que o uso de veneno não é indicado, pois segundo o Manual de Controle de Escorpiões do Ministério da Saúde, eles se tornam resistentes aos venenos, pois os animais possuem o hábito de permanecer em longos períodos em abrigos naturais ou artificiais que impedem que o inseticida entre em contato com eles. “Além disso, possuem a capacidade de permanecer com seus estigmas pulmonares fechados por um longo período. E ainda, cria-se a falsa sensação de proteção por parte dos moradores que acreditam que o problema foi resolvido, passando a negligenciar o trato com o ambiente” – frisa a pasta.

Entre as orientações de prevenção estão: fechas frestas de muros e paredes com reboque; vedar soleiras de portas e frestas em janelas; não acumular lixo e deixar lixeiras fechadas; remover folhagens, arbustos e trepadeiras das paredes externas e muros; colocar telas nos ralos, pias e tanques; além de não deixar roupas de cama em contato com o chão. Outra orientação é sacudir roupas e calçados antes de usar.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress