Vídeo: Temporal provoca alagamentos, deslizamento de terra e queda de árvores em São Fidélis

A RJ-158 chegou a ficar parcialmente bloqueada por barro. Equipes da Defesa Civil, Inea e DER-RJ fizeram a desobstrução. O Corpo de Bombeiros registrou 15 quedas de árvores

vídeos: André Abreu – Inea – Elenilson Lopes

Um temporal provocou alagamentos durante a noite deste sábado (12) em São Fidélis, no Norte Fluminense. Ruas do Centro da cidade e dos bairros Barão de Macaúbas e Penha ficaram alagadas. A estação pluviométrica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais registrou 31.2 milímetros de chuva em uma hora. O Instituto Nacional de Meteorologia havia alertado para risco de chuvas intensas e rajadas de vento em cidades da região. O Corpo de Bombeiros registrou 15 queda de árvores, sendo a maioria na RJ-192.

Siga o SF Notícias no Instagram através do 👉 @sfnoticias

A chuva também provocou um deslizamento de terra na RJ-158, no trecho entre São Fidélis e Campos, próximo de um posto de combustíveis. Muito barro invadiu a pista e um carro ficou atolado. Equipes da Defesa Civil, Inea e Der-RJ fizeram a desobstrução. “Recebemos o acionamento do Corpo de Bombeiros que nos pediu apoio nesse trecho, tendo em vista que grande parte da sua equipe já estava em ocorrência na RJ-192 sentido a Cambiasca onde houve muita queda de árvores. Nós fomos ao local e imediatamente fizemos a sinalização visando alertar os motoristas sobre o risco de deslizamento no local. Quando chegamos já tinha um veículo que havia deslizado, mas que graças a Deus não ocorreu nada grave”, disse o Superintendente da Defesa Civil, Niltinho Santos.

continua após a imagem

A equipe do Inea também prestou apoio na ação através da máquina do projeto Limpa Rio Comunidade. Em ação conjunta com o DER-RJ foi realizada a desobstrução total da via. Agora, falta apenas o caminhão pipa para lavar a pista. “Fomos acionados ontem pela Defesa Civil e imediatamente fomos ao local prestar apoio. Acionamos uma equipe do projeto Limpa Rio Comunidade para fazer a limpeza da lama através de uma retroescavadeira. Também solicitei apoio a chefe do DER-RJ, Walquiria Bastos, que imediatamente mandou sua equipe e maquinário para apoio na ação. Conseguimos hoje rapidamente liberar o acesso total da via e garantir o acesso de forma segura para os usuários. Nesse período agora que iremos passar por chuvas intensas, será fundamental esse trabalho em conjunto entre Defesa Civil, Inea e DER-RJ”, disse o gestor do Inea no município José Guilherme Fernandes Ribeiro.

Veja os vídeos em nosso Instagram através do link @sfnoticias

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress