Cordeiro foi a cidade mais afetada pelas fortes chuvas que atingiram cidades da Região Serrana no começo da noite desta quinta-feira (14). A chuva veio acompanhada de muito granizo e fortes rajadas de vento. Segundo a Defesa Civil, quatro famílias ficaram desalojadas e tiveram que ser encaminhadas para casas de parentes.
O temporal com fortes rajadas de vento deixou o município sem energia elétrica. A força do vento derrubou árvores. Dois carros que estavam estacionados foram atingidos por árvores no morro do cemitério. A imagem abaixo mostra Bombeiros trabalhando para retirar as árvores. Não houve vítimas. A Defesa Civil informou que registrou seis quedas de árvores, uma queda de moita de bambu gigante, três destelhamentos de residências, uma queda de muro e uma queda de fachada de obra em construção.
Siga o SF Notícias no Instagram @sfnoticias
continua após as imagens
As estações pluviométricas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) registraram mais de 44 milímetros de chuva no Centro e no bairro Jardim Alah. O grande volume de chuva em pouco tempo provocou pontos de alagamentos.
Leitores enviaram vídeos ao SF Notícias. Em um dos vídeos enviados à nossa redação, feito em Cordeiro, é possível ver muito granizo caindo, e em um determinado momento falta luz. “A chuva durou uns 30 minutos e com muita ventania. O barulho do granizo caindo foi de dar medo. Em 30 anos nunca tinha visto algo parecido”, disse uma moradora.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) havia emitido alerta para perigo potencial de chuvas intensas e ventos intensos. O aviso alertava para o risco de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos (40-60 km/h), mas não havia alerta para queda de granizo.
Veja o vídeo abaixo ou em nosso Instagram através do link @sfnoticias.