Vídeo: Conheça o Centro Cultural, o Parque Ecológico e Fazenda Santa Inês, os atrativos de Miracema; BoraLá?

Praça, Igreja, Fazenda, Biblioteca, Centro Cultural e mais; conheça um pouco dessa linda cidade do Noroeste Fluminense

O Bora Lá está de volta, e nesta segunda edição vamos continuar conhecendo um pouco mais de Miracema, município localizado no Noroeste Fluminense. Junto com Léo Coutinho, vamos conhecer os atrativos turísticos da nossa região. No primeiro episódio conhecemos a Praça Dona Ermelinda, a Igreja Matriz de Santo Antônio e Biblioteca Municipal Julieta Damasceno. O nosso tour por Miracema continua hoje; Bora Lá?

Hoje vamos conhecer o Centro Cultural Melchíades Cardoso, que foi criado em 19 de abril de 1990. O Centro Cultural é uma Instituição voltada para a pesquisa, promoção cultural e preservação da memória local. A instituição possui vasto acervo bibliográfico, disposto em duas bibliotecas: a Biblioteca Dr. Ururahy de Matos Macedo que contém 1.600 volumes distribuídos entre direito antigo, história, religião, literatura e obras de referência.

Já a Biblioteca Escritora Maria Alice Barroso, especializada em história regional, escritores locais, artes folclore, cultura popular, arqueologia, história fluminense, música, biografia, obras de referência, hemeroteca, partituras musicais e discoteca. Centro Cultural fica localizado na Praça Ary Parreira, e o seu horário de funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 17h.

Também vamos conhecer o Parque Ecológico e Mirante, que fica bem na área central da cidade. O Parque é um ótimo lugar  para lazer, praticar exercícios físicos, relaxar e curtir a natureza. O local preserva mais de cinco mil mudas de plantas de espécies nativas e possui salas para exposição e palestras, mirante, assim como áreas para piquenique e trilhas.

Por fim, mostraremos a Fazenda Santa Inês, que foi construída por volta de 1870, e que abrigava o monjolo e as máquinas de beneficiamento de café, arroz, milho, açúcar e depois produção de álcool. Da primitiva fazenda Santa Inês, resta-se apenas a parte central do engenho e a chaminé.

A fazenda possuía 120 alqueires geométricos. Mais de 100 famílias residiam na fazenda Santa Inês que tinha uma população de aproximadamente 1.000 pessoas, distribuídas em 120 casas de colonos construídas ao longo da fazenda.

continua após o vídeo

O nosso tour por Miracema fica por aqui… espero que você tenha gostado de conhecer a “Princesinha do Norte”. Você pode conferir o primeiro episódio AQUI ou em nossos perfis no Youtube e Instagram. Até semana que vem com mais um episódio do BoraLá!

Esse episódio teve o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Miracema. Deixamos aqui os nossos agradecimentos.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress