Vídeo: BoraLá com Léo Coutinho apresenta os pontos turísticos de Miracema, a “Princesinha do Norte”

Praça, igreja, fazenda e mais; conheça um pouco do município, que apesar de ficar no Noroeste Fluminense, é chamado por muitos, principalmente os mais antigos, de 'Princesinha do Norte'; veja o vídeo

A partir de hoje vamos conhecer juntos lugares incríveis da nossa região. Sim; temos muitos atrativos turísticos que são poucos explorados e valorizados, e o BoraLá, com o colunista social e apresentador Léo Coutinho, chegou para nos apresentar o que melhor a nossa região tem a mostrar. Nesse primeiro episódio vamos começar a conhecer um pouco de Miracema. Apesar do município ficar localizado no Noroeste Fluminense, Miracema é conhecida por muitos, principalmente os moradores mais antigos, como a Princesinha do Norte. Inclusive há uma rádio na cidade com esse nome.

Hoje Leó Coutinho vai mostrar a Praça Dona Ermelinda, localizada bem no coração da cidade. Além de um lugar histórico e ponto de encontro é um dos maiores pontos turísticos da cidade. A colonização do território do município de Miracema é atribuída aos esforços de D. Ermelinda Rodrigues Pereira que, na primeira metade do século XIX, no local onde atualmente existe a praça que tem seu nome, construiu uma capela dedicada ao culto de Santo Antônio. Doou, também, alqueires de terras para a construção da futura freguesia de Santo Antônio, mais tarde, Santo Antônio dos Brotos.

Também vamos falar sobre a Igreja Matriz de Santo Antônio, que é considerada uma das Igrejas mais bonitas da região. A Igreja Matriz de Santo Antônio é um dos grandes símbolos de fé dos miracemenses. A sua construção é uma obra de arte arquitetônica, à qual traz, em todos os pontos, uma história. Desde a fachada externa do templo, cuja rosácea em vitrô e o relógio instalado anos após sua inauguração, até o âmago dos altares, como o altar-mor e as imagens de Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos, compõem os traços arquitetônicos ecléticos.

Ainda neste episódio vamos mostrar a Biblioteca Municipal Julieta Damasceno. Situada em frente à Praça dos Estudantes, a Biblioteca também é conhecida como Pavilhão Cultural Maria do Carmo Monteiro Linhares. O local conta com um vasto acervo de obras renomadas, que são consultadas ou emprestadas àqueles que têm interesse. O seu horário de funcionamento: é de segunda-feira a sexta-feira, de 9h às 17h. Confira o primeiro episódio:

continua após o vídeo

O nosso tour por Miracema não para aqui… no próximo episódio nós iremos juntos conhecer a Casa de Cultura Melchíades Cardoso, o Parque Ecológico e Mirante, e a Fazenda Santa Inês. Espero vocês.

Esse episódio teve o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Miracema. Deixamos aqui os nossos agradecimentos.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress