Vídeo: Circuito “Terra da Lagosta” leva visitantes a pontos turísticos e históricos de São Fidélis

Foi lançado na semana passada o Circuito “Terra da Lagosta”, desenvolvido por Lulu Assumpcão, Namir Júnior e Eduardo Ferreira, e aprovado pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense, o Cidenf. O Léo Coutinho acompanhou esse primeiro circuito. Bora Lá conhecer?

O roteiro começa no Centro Histórico de São Fidélis, passando pelas praças, pela imponente Ponte Metálica, Monumento aos Soldados Fidelenses, Estátua dos Fundadores e Solar Barão de Vila Flor, imóvel datado de 1847 e que abriga a Biblioteca e Museu Corina Peixoto de Araújo. O passeio segue pela Associação Fidelense de Artesãos, para conhecer um pouco do artesanato local, e pelo Santuário São Fidélis de Sigmaringa, um templo em atividade desde 1809, e que abriga histórias e lendas da cidade.

O grupo embarcou no trenzinho Calebe para um City tour panorâmico, passando pela ponte nova, vislumbrando o rico cenário sobre o Rio Paraíba do sul; pela capela Nossa Sra. do Rosário, que teve obra iniciada em 1783, sendo a primeira igreja de pedra, também conhecida como Igreja dos pretos; e o Mercado Municipal, que abriga stands com cultura e culinária do município. Também passamos pela Igreja Nossa Senhora de Aparecida e São Fidélis, uma das únicas do Brasil que mantém a tradição em rezar a Missa em Fiel Latim; e pela antiga Estação de trem.

Após o almoço no Restaurante do Solar Hotel com ambiente confortável e com cardápio de alta qualidade, o grupo embarcou com a Cidade Poema Turismo para Usina Pureza, que chegou a produzir 210 mil sacos de açúcar e 2 milhões de litros de álcool, com quase mil empregados. Os visitantes estiveram na Igreja Nossa Senhora de Pureza, que tem o mais belo mirante da região, e no cemitério de Pureza, em estilo mesquita e em mármore, totalmente trabalhado.

O passeio passou ainda pelos casarões históricos do distrito, no estilo neoclássico de uma época rica do período áureo do café e da cana; e pelo cabo de ferro que fazia o transporte da cana sobre o rio até a Usina Pureza. De volta a São Fidélis eles visitaram a fábrica de Doces Chinezinha, para ver de perto a produção dos deliciosos doces, e tomaram um café da tarde no Clube Cachoeira do Salto, com linda vista para corredeiras do Rio Paraíba. Por fim, fizeram um passeio náutico, saindo do porto próximo à Ponte Metálica, indo até a Ponte Preta.

Informações sobre o circuito com a guia de turismo Lulu Assumpcão – (22) 99929-0834.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress