Vídeo: Chuva provoca deslizamentos e alagamentos em Friburgo; sirenes são acionadas em dois bairros

Sirenes foram acionadas em dois bairros alertando para o risco de deslizamento. Um córrego chegou a transbordar. Município segue em atenção para mais chuvas e com alerta de risco geológico muito alto e risco hidrológico alto

Imagens: compartilhadas nas redes sociais

A chuva que atingiu o município de Nova Friburgo na tarde desta segunda-feira (21) provocou alguns transtornos. Ao SF Notícias, o secretário de Defesa Civil, Major Elvi Gomes, confirmou que foram registrados pequenos deslizamentos, pontos de alagamentos, transbordamento de um córrego e que sirenes foram acionadas em dois bairros por medida de prevenção.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

As sirenes foram acionadas nos bairros Cordoeira e Catarcione. Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Nova Friburgo, foram registrados três deslizamentos no Catarcione, sendo o principal deles na Rua Manoel Alexandre de Moura, que faz a ligação ao bairro Varginha. No Centro também houve queda de uma barreira na Rua Mac Niven. Já no Parque Dom João VI, a Defesa Civil foi acionada para duas ocorrências de ameaça de queda de barreira.

continua após as imagens

O secretário confirmou também que houve transbordamento de um córrego na Estrada de Varginha, na região do Parque Imperial, mas que o nível desse córrego já retornou à normalidade. A estação pluviométrica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, o Cemaden, registrou 111.27 milímetros de chuva em Varginha, 94.35 mm na Ponte da Saudade, 61.45 mm em Perissê e 37.59 mm em Amparo, sendo esses os maiores acumulados de chuva nas últimas 6 horas.

Ainda segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, o município segue em estágio de ATENÇÃO, numa escala que vai de Vigilância, Observação, Atenção, Alerta a Alerta Máximo. A previsão para as próximas horas é de chuva moderada a ocasionalmente forte na região, conforme mensagem enviada à população friburguense no início da tarde desta segunda-feira, 21 de fevereiro, através do Sistema de Alerta Via SMS. Até o fim da tarde desta segunda-feira, o monitoramento aponta que Nova Friburgo encontra-se em risco geológico muito alto e risco hidrológico alto.

Diante disso, a Defesa Civil de Nova Friburgo acionou as sirenes dos bairros Catarcione e Cordoeira no fim desta tarde como medida de prevenção, devido a previsão de continuidade das chuvas nas próximas horas. A orientação é para que os moradores de áreas de risco desses bairros procurem pontos de apoio.

continua após o vídeo

Alerta de chuva forte na região
A atualização dos modelos meteorológicos indica que a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) ainda se faz presente nesta segunda-feira (21), reforçando assim a chuva em áreas do Rio de Janeiro. A formação de um vórtice em altos níveis intensifica ainda mais esse sistema, segundo a Climatempo. Entre esta segunda (21) e terça-feira (22), a previsão é de chuva volumosa em toda a Serra Fluminense, com acumulados totais entre 50 e 100 mm acontecendo a qualquer momento do dia. Pontualmente esse valor pode ser ainda mais alto, e se aproxima dos 150 mm.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para risco de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos (40-60 km/h). O aviso abrange quase todo o estado do Rio. Mas, em alguns municípios o risco de temporais é mais alto. O Inmet prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e ventos intensos (60-100 km/h).

Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O aviso vale para Aperibé, Bom Jardim, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Macuco, Miracema, Natividade, Nova Friburgo, Porciúncula, São Fidélis, São José de Ubá, São Sebastião do Alto, Teresópolis, Trajano de Moraes, Petrópolis, Varre-Sai, e outras cidades.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress