Uma câmera das armadilhas fotográficas instaladas na Área de Proteção Ambiental Municipal da Mata do Posto Zootécnico, em Cordeiro, na Região Serrana do Rio, fez um registro muito especial: uma ‘mamãe onça’. A onça-parda (puma concolor), segundo maior felino do continente americano, animal ameaçado de extinção pelo avanço da ação humana, apresentando sinais de amamentação, chegou bem perto de uma das câmeras. É possível observar que ela está com as mamas mais caídas, indicando que estaria amamentando.
Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias
Segundo o Franco Estebanez, do Projeto Aventura Animal, o registro foi feito no final de agosto. As câmeras são do “Projeto Aventura Animal”, que favorece o conhecimento biológico do bioma da Mata Atlântica no centro urbano de Cordeiro. As imagens são importantes ferramentas para a conscientização da população quanto aos cuidados com a fauna e flora da região.
A gestação da onça-parda dura cerca de três meses, e podem dar à luz entre um e seis filhotes, geralmente parindo três por ninhada. Os filhotes nascem com pintas pelo corpo, um padrão diferente ao encontrado em adultos (coloração uniforme), que perduram por pouco mais de um ano. As manchas permanecem até os 4 meses de idade, quando começam a desaparecer. Eles ficam com a mãe até aproximadamente os dois anos. Confira o vídeo em nosso Insta >>> @sfnoticias
https://www.instagram.com/p/CidQEwbALtX/