Vídeo: Câmera do projeto Aventura Animal flagra onça-parda no Parque Estadual dos Três Picos, em Friburgo

Durante a conferência das câmeras o ambientalista Juran Santos também se deparou com flagrantes de gato-do-mato, quati, saracura do mato, irara, entre outros

Câmeras de armadilhas fotográficas do “Projeto Aventura Animal” voltaram a flagrar uma onça-parda, o segundo maior felino da América. Dessa vez o registro foi no território do Parque Estadual dos Três Picos (PETP) em Nova Friburgo. O animal, símbolo da unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), foi flagrado no final de abril por uma das 20 armadilhas fotográficas espalhadas pelo território do parque pelo projeto Aventura Animal.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Durante a conferência das câmeras o ambientalista Juran Santos também se deparou com flagrantes de gato-do-mato, quati, saracura do mato, irara, entre outros. “Esses registros são extremamente importantes para a observação e identificação de espécies e indivíduos. Através das armadilhas, podemos descobrir a quantidade de animais no local, seus hábitos alimentares e até mesmo se são animais solitários ou que vivem em grupo. Além disso, a presença da onça-parda no nosso território demonstra a existência de um ecossistema equilibrado e saudável dentro da unidade”, disse o coordenador do Núcleo Três Picos, Rominique Schmidt.

As armadilhas fotográficas do projeto estão instaladas na Área de Proteção Ambiental Municipal da Mata do Posto Zootécnico, em Cordeiro, além de pontos de Nova Friburgo (Caledônia), Santa Maria Madalena e Bom Jardim. O projeto, que começou em 2021,  idealizado pelo ambientalista Juran Santos com apoio do Franco Carlos Estebanez, favorece o conhecimento biológico da região, e as imagens são importantes ferramentas para a conscientização da população quanto aos cuidados com a fauna e flora. O projeto tem um objetivo de chegar a 100 câmeras trap. Interessados em ajudar podem doar qualquer via PIX: 22999568208 Pic Pay ou 09546175765 Nubank, em nome de Priscila Barrozo de Azevedo, responsável financeira do Projeto Aventura Animal.

https://www.instagram.com/p/Cdgd3yPABYW/

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress