Quem já parou para observar o Rio Paraíba do Sul já deve ter notado o aumento dos bancos de areia ao longo do seu curso. Quem trafega pela RJ-158, entre São Fidélis e Campos, se depara com vários bancos de areia. A nossa região está há dias sem chuvas significativas e a tendência é de que esse cenário continue, já que o Inverno é a estação de seca.
Siga o SF Notícias no Instagram @sfnoticias
São diversos fatores que contribuem para o aumento das coroas do rio. De acordo com o ambientalista Aristides Arthur Soffiati, o aumento das coroas se deve ao assoreamento progressivo do rio, que está ligado a ação humana.
continua após a imagem
“Está acontecendo inclusive na Amazônia. O desmatamento deixa as margens desprotegidas. As chuvas se tornam mais intensas pelas mudanças climáticas. Elas carregam terra das margens do rio (erosão) para dentro dos leitos. O regime hídrico também oscila muito. Cheias e secas maiores. Com o rebaixamento do nível o fundo exposto aumenta de extensão” – explica.
Para evitar o agravamento deste cenário, a preservação é o ponto principal. É de extrema importância o reflorestamento das áreas próximas às margens do rio e seus afluentes, assim como impedir o lançamento de esgoto, lixos e detritos nos rios.
Veja o vídeo abaixo ou em nosso Instagram através do link @sfnoticias
https://www.instagram.com/reel/Cvh8H_Ag-uR/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==