Vídeo: Amigas comemoram últimas sessões de quimioterapia com carreata

A amizade de Jacqueline Zamboni e Priscila Barroca surgiu na luta contra o câncer de útero e de ovário. Carreata também buscou conscientizar as mulheres sobre a doença.

O dia 16 de agosto foi marcado por uma carreata que transmitiu alegria e emoção aos moradores de Além Paraíba, que faz divisa com o estado do Rio. A carreata foi idealizada pelas amigas Jacqueline Zamboni e Priscila Barroca, guerreiras na luta contra o câncer de útero e de ovário. Além de comemorar as últimas sessões de quimio, as amigas também buscaram fazer uma mobilização que levasse conscientização quanto a doença, que apesar de às vezes silenciosa, está entre os tumores que mais matam mulheres no Brasil.

Siga o SF Notícias no Instagram @sfnoticias

A história das amigas chegou ao SF Notícias através do Thiago Filgueiras, do Jornal Agora, de Além Paraíba. Em carreata, vários veículos percorreram as principais ruas do município mineiro, entre eles um carro de som com explicações sobre a doença e sobre o tratamento. O SF Notícias conversou com as duas amigas, que contaram um pouco de suas histórias.

continua após a imagem

Priscila Barroca fez sua última sessão de quimioterapia no dia 14. Sua lut começou em outubro de 2022, quando sentiu uma forte dor abdominal e na região pélvica. Após um tempo a dor cessou, mas o ciclo menstrual irregular e cólica fora do período fez com que ela procurasse uma ginecologista. “Ela me pediu os exames de rotina. Quando fiz a Ultrassonografia transvaginal, a médica não conseguia medir os órgãos, pois havia algo que impedia a medição dos mesmos” – conta.

O que impedia a realização do exame era uma massa medindo cerca de 20 cm. Priscila começou a sentir forte dor abdominal e a ter febre. Ela foi internada e transferida para o Hospital do Câncer em Muriaé, Fundação Cristiano Varella. Ela passou por uma histerectomia total em março desse ano. Depois, passou por 06 sessões de quimio.

Jacqueline Zamboni também sentiu fortes dores na região abdominal e em novembro de 2022 durante cirurgia de emergência foi detectado rompimento de um nódulo. Ela também passou por uma histerectomia total, em 13 de março. “A partir de agora vou fazer exames para ver se deu tudo certo, se vou precisar de mais algum tratamento ou só acompanhamento” – disse.

continua após a imagem

A amizade veio de trocas de informações e dicas a respeito do tratamento do câncer que ambas tiveram, e claro, do apoio que deram uma a outra. Priscila teve a ideia de realizar a carreata e compartilhou com a amiga, que de pronto aceitou.

“Muito se fala sobre o câncer de mama, outubro rosa, mas e o útero, ovário!? Todas nós mulheres temos e estamos sujeitas a isso. Foi quando comentei com a Jac e ela super festeira como eu aderiu a ideia e foi lindo, emocionante, fortalecedor pra nós a energia positiva que recebemos a cada aplauso, a cada olhar, a cada buzina e apitos das pessoas na carreata” – relatou Priscila. “É uma vitória. Até aqui chegamos, até aqui nos ajudou o senhor. A gente tem que comemorar. O que vem pela frente não sei, a gente tem que viver a vida” – destacou Jacqueline.

Veja o vídeo abaixo ou em nosso Instagram através do link @sfnoticias

https://www.instagram.com/p/CwVuNMcAOFP/

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress