Urgente: Primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil é confirmado

O paciente é um homem de 41 anos que viajou à Espanha, e foi colocado em isolamento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas em São Paulo

O primeiro caso de varíola dos macacos foi confirmado no Brasil, nesta quarta-feira (08/06), na cidade de São Paulo. O paciente, um homem de 41 anos que viajou à Espanha, foi colocado em isolamento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na Zona Oeste da capital. Ele apresentou os primeiros sintomas, como febre e dor muscular, no dia 28 de maio.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Além do registro desta quarta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo investiga outro caso suspeito de varíola dos macacos na cidade. De acordo com a pasta, a paciente em observação é uma mulher, de 26 anos, sem histórico de viagem recente ou contato com casos suspeitos da doença. O vírus da varíola dos macacos é transmitido de uma pessoa para outra por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. O período de incubação é geralmente de 6 a 13 dias, mas pode variar de 5 a 21 dias.

A doença também pode ser transmitida pelo contato com a pele durante o sexo, incluindo beijos, toques, sexo oral e com penetração com alguém que tenha sintomas. Ao todo, o Brasil tem sete casos suspeitos da doença em investigação. Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão. Dentro de 1 a 3 dias (às vezes mais) após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.

A varíola dos macacos foi descoberta pela primeira vez em 1958, quando dois surtos de uma doença semelhante à varíola ocorreram em colônias de macacos mantidos para pesquisa. O primeiro caso humano dessa variante foi registrado em 1970 no Congo. Posteriormente, foi relatada em humanos em outros países da África Central e Ocidental. A varíola dos macacos ressurgiu na Nigéria em 2017, após mais de 40 anos sem casos relatados. Desde então, houve mais de 450 casos relatados no país africano. Entre 2018 e 2021, foram relatados sete casos de varíola dos macacos no Reino Unido, principalmente em pessoas com histórico de viagens para países endêmicos.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress