Universitários reclamam da falta de transporte e Prefeitura de S.Fidélis diz que vai disponibilizar ônibus

Estudantes universitários que precisam se deslocar para Campos e que dependem do transporte oferecido pela Prefeitura, foram prejudicados nesse início de ano letivo. Prefeitura disse que estará disponibilizando ônibus emergenciais

Após um longo período com aulas online, estudantes retornaram às salas de aula no início de fevereiro na região. Mas, em São Fidélis, no Norte Fluminense, os estudantes universitários que precisam se deslocar para Campos e que dependem do transporte oferecido pela Prefeitura, foram prejudicados nesse início de ano letivo. Nas redes sociais, os jovens vêm se queixando da falta de ônibus. “Como assim não está tendo ônibus público da prefeitura para as universidades e não tem previsão de funcionamento? Nós estudantes teremos de gastar em torno de 35 reais todos os dias para estudar?” – questiona uma estudante.

No último dia 11 a Prefeitura de São Fidélis publicou uma nota da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana sobre o caso. A pasta informou que, durante muitos anos o modelo de serviço ofertado pela Prefeitura aos estudantes foi com seus próprios ônibus, não precisando de processos burocráticos para iniciar as viagens às universidades de Campos, mas com o passar do tempo e “com a dificuldade de manter uma manutenção que garanta a segurança dos passageiros, com conforto e respeitando as normas de trânsito, a Secretaria resolveu terceirizar esse serviço em 2022”.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Ainda segundo a nota, os trâmites para a contratação de uma empresa no formato de terceirização são muito mais burocráticos, exigem cotação de preço de mercado e licitação aberta, atendendo assim as exigências do Tribunal de Contas. “Por conta disso e também pelo surto da COVID-19 no início do ano, que infectou grande parte dos servidores públicos municipais, ocorreu um atraso indesejável. No entanto, informamos que a expectativa é que em 2 semanas a empresa vencedora da licitação já estará transportando os estudantes às suas respectivas universidades” – diz trecho da nota.

A Prefeitura reafirmou na nota o compromisso em garantir conforto, segurança e tranquilidade aos estudantes universitários e pediu que os mesmos não deixassem de fazer o cadastramento na Secretaria de Transporte, pois é de extrema importância para garantir o direito de locomoção e para auxiliar a entender melhor a quantidade de alunos que irão precisar do transporte.

Já nesta segunda-feira (14/02) a Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana informou que, enquanto o processo de licitação para a terceirização dos serviços de transporte universitário não estiver finalizado, a Prefeitura estará disponibilizando dois ônibus emergenciais para atender a demanda de início de ano, mas assim que a licitação for finalizada, imediatamente a empresa ganhadora estará prestando os serviços. “A partir de hoje (14) o turno da noite saíra às 17h para somente alunos que realizaram cadastro e renovação em 2022 constando nome na lista de renovação, pois o quantitativo foi realizado referente as renovações e cadastros dos mesmos. Local: Em frete à Secretaria Municipal de Transporte e Mob Urbana, R: Voluntários da Pátria nº 284 – Centro” – diz a nota publicada hoje. Já a partir de amanhã (15) também estará disponível ônibus no turno da manhã, com horário de saída às 5h50 da praça em frente ao Ministério Público, no Centro.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress