Universitária de São Fidélis, estudante de Direito consegue seu 1º certificado de Harvard aos 22 anos

Ana Victória foi a única selecionada do estado do Rio para a conferência Harvard National MUN, ficando entre as três meninas selecionadas em todo o Brasil.

Entre os dias 20 e 23 de fevereiro, a Universidade de Harvard, uma das mais prestigiadas universidades do mundo, promoveu a conferência Harvard National Model United Nations (HNMUN), em Boston, nos Estados Unidos. Entre os participantes estava a jovem Ana Victória, que é de São Fidélis. A HNMUN é a maior e mais antiga conferência colegiada do Modelo das Nações Unidas.

Siga o SF Notícias no Instagram @sfnoticias

Ana Victória, que é estudante de Direito, conta que o processo de seleção para participar da conferência foi longo e árduo com muitas aulas de inglês e oratória, necessárias para o processo de aplicação. “Para conquistar uma vaga na HNMUN, também contei com o apoio de cartas de recomendação, que foram fundamentais para minha aprovação. Os competidores precisam ter domínio sobre a língua inglesa, excelente oratória argumentativa, lidar com situações de pressão, habilidades de liderança e ainda ter conhecimento sobre 3 áreas diferentes: Relações exteriores, Direito Internacional e Diplomacia” – relata.

continua após a imagem

A jovem fidelense foi a única selecionada do estado do Rio, ficando entre as três meninas selecionadas em todo o Brasil. Com trajetória acadêmica marcada por uma forte paixão pela diplomacia, a fidelense sonhava com a área desde o ensino médio. “A vontade de cursar relações internacionais sempre foi algo presente mas não possível, por ser um curso inacessível na região em que vivemos. Acabei me encontrando no Direito e pretendo atuar na área de Direito Internacional. A parte de procurar extracurriculares sempre foi desafiadora e com isso consegui alguns, coincidentemente relacionados ao que seria meu futuro comitê na HNMUN (Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior), ganhei dois certificados da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica também conhecida como OBA” – conta.

A estudante relata que os dias em Boston foram de extremo aprendizado. “Um salto imenso na minha carreira como universitária, além dos vínculos que fiz com pessoas excelentes de diversos países do mundo todo e de todo o Brasil, foi uma oportunidade de crescer como ser humano. Além de voltar com a intenção de elaborar o primeiro projeto de Simulações da ONU em São Fidélis, transformando o conhecimento teórico em uma experiência prática e transformadora, buscando demonstrar nossa capacidade de articulação e liderança nos debates internacionais” – disse.

Dentro do comitê que a fidelense participou, foram discutidos diversos temas e problemáticas globais, dentre eles a questão de detritos espaciais e a remoção dos mesmos, mineração espacial e seus impactos na economia e no futuro das nações, preocupações com Inteligência artificial e ética e implicações da vigilância por satélite.

Ela conta que o tema que mais chamou sua atenção foi a questão da UN-SPIDER um programa da UNOOSA para alavancar dados espaciais e aplicativos para redução de risco de desastres. “A UN-SPIDER ajuda todos os países a acessar e usar informações baseadas no espaço em todas as fases do ciclo de gerenciamento de desastres, incluindo prevenção, preparação, alerta precoce, resposta e reconstrução” – relata.

📱Receba as notícias da sua cidade e região no seu WhatsApp. É muito fácil!
Basta seguir o canal do SF Notícias no WhatsApp clicando AQUI. Ao clicar no link, você será direcionado a uma página do WhatsApp, onde vai encontrar a opção de “Acessar o canal”. Depois, já dentro do canal no WhatsApp, bastará clicar em “Seguir”.

plugins premium WordPress