Trotes prejudicam os serviços do Corpo de Bombeiros em São Fidélis

Bombeiros foto Vinnicius Cremonez 5
Fotos: Vinnicius Cremonez

O Destacamento 2/5 do Corpo de Bombeiros Militar de São Fidélis enfrenta diariamente um grande problema. As ligações falsas avisando sobre incêndios, colisões e outros tipos de ocorrências, atrapalham e prejudicam o serviço prestado pelos bombeiros, além de congestionar as linhas impedindo que outras pessoas acionem o grupamento para um verdadeiro acidente.

Os Militares que trabalham na sala de operações são treinados e possuem experiência para identificar quando se trata de um trote ou não, mas as vezes as ligações são tão reais, que o socorro e deslocado até o local da falsa chamada.

bombeiros destacamento 8Ligações como “Minha caixa d’ água está pegando fogo” e contendo xingamentos, são feitas por crianças e adolescentes. Segundo os militares, hoje em dia já existe o “profissional do trote”, pessoas que ligam e contam uma versão que fica difícil de descobrir se é trote ou não, e além disso, deixam um número de contato que não existe, para que o bombeiro retorne e confirme a ligação.

O Destacamento de São Fidelis recebe uma média entre oito e 15 ligações por dia para socorro de vítimas, sendo que a cada cinco ligações, duas são trotes. Segundo os Militares, o numero de trotes vem caindo.

Durante o mês de Janeiro desse ano por exemplo, o Destacamento recebeu uma ligação pedindo socorro para vítimas de uma colisão na RJ 158 na localidade conhecida como Graminha. Três viaturas foram deslocadas até o local, mas tudo não passou de um trote.

bombeiros novo 2Enquanto as viaturas são deslocadas para atender uma falsa ocorrência, pessoas que realmente estão precisando, são prejudicadas. Os telefones do Destacamento possuem bina, dispositivo que identifica o número da chamada, e além disso, gravam a chamada, o que pode servir de ajuda para identificar as pessoas que fazem este tipo de brincadeira.

Segundo o Artigo 266 do Código Penal apresenta o seguinte: “Interromper ou perturbar o serviço telefônico” é crime e o infrator poderá incorrer em pena de detenção de um a seis meses ou multa; e o presente artigo se enquadra em qualquer caso e vítima.

Antes de passar trote para os bombeiros, pare e pense. Você vai estar atrapalhando o serviço de homens que trabalham 24h por dia para salvar vidas e arriscando as suas próprias vidas, além de prejudicar quem realmente estiver precisando deles.

bombeiros destacamento 14

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress