Temporal na zona rural de Itaperuna deixa Defesa Civil em alerta para risco de transbordamento de valão

Foram registrados cerca de 70 milímetros de chuva entre as 13h e 16h. Toda essa água vai em direção ao Valão da Cehab, que pode transbordar segundo a Defesa Civil

Um temporal atingiu a zona rural de Itaperuna na tarde desta segunda-feira (03). Segundo a Defesa Civil, a chuva forte atingiu as localidades de Valão do Cágado e Vargem Alegre. Foram registrados cerca de 70 milímetros de chuva entre às 13h e 16h. A Defesa Civil do município está em alerta com a possibilidade de transbordamento do valão que corta o bairro Cehab no perímetro urbano do município, já que toda essa água vai parar no valão da Cehab.

“Os moradores dessa área precisam redobrar a atenção, levantar os móveis e buscar um lugar seguro para ficar. Caso necessite de atendimento da Defesa Civil, entre em contato pelo WhatsApp (22) 3824-6334”, diz a nota divulgada pela Defesa Civil.

continua após o vídeo

Mais cedo o Instituto Nacional de Meteorologia havia emitido um alerta para possibilidade de chuvas intensas em várias cidades da região. Segundo o alerta, há possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos (40-60 km/h). O alerta é válido até a manhã desta terça (04).

800 km de estradas destruídas após tempestade 

continua após a imagem

Entre os dias 28 e 29 de dezembro, o município foi atingido por fortes temporais, sendo o pior deles no dia 29, quando foram registrados 98,0 milímetros de chuva, o maior acumulado do estado naquele dia. Segundo a Prefeitura de Itaperuna, após levantamento realizado pela Secretaria de Agricultura, o temporal danificou cerca de 800 quilômetros de estradas vicinais, dos 1.200 que o município possui.

De acordo com o secretário da pasta, Ademir Pessanha, foram diversos trechos danificados, entre eles, os pontos mais afetados foram na localidade de Serrinha, Sapezal, Concórdia, Morro dos Padeiros, Caracol, Valão do Cedro, Santa Rosa, além dos distritos de Retiro do Muriaé e Raposo. Todos esses locais já foram atendidos nas primeiras 24 horas após o temporal com a equipe que realizou atendimento de emergência. As estradas de Bambuí, Aldeia e Pau-Ferro receberão a manutenção na próxima semana.

continua após a imagem

“Não esperávamos todo esse estrago, ainda mais depois de um trabalho pesado de um ano recuperando essas estradas. O estrago foi grande, mas já estamos atendendo esses moradores e produtores rurais que não podem mais sofrer prejuízos, além do que já passaram com a pandemia. Vamos atender a todos nós próximos dias”, disse o secretário. Reveja a matéria sobre o temporal AQUI.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress