Temporal eleva nível do Rio Macuco e do Ribeirão Dourado, e provoca inundações na zona rural de Macuco

A chuva também provocou deslizamentos de terra em Macuco. Também choveu forte em outros municípios da região, como Cantagalo, Cordeiro e Nova Friburgo

imagens: Defesa Civil de Macuco – Luiz Fernando Pinheiro

O temporal que caiu entre a noite desta quinta e madrugada desta sexta-feira (07) provocou elevação de um córrego e do Rio Macuco, no município de Macuco, na Região Serrana do Rio. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Sérgio Machado, foram registrados 54 milímetros de chuva em 06 horas.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Na zona rural do município, na localidade do Vale do Ribeirão Dourado, o nível do córrego Ribeirão Dourado subiu muito e atingiu a cota de transbordo. A água já provocou inundações em algumas propriedades às margens do córrego.

continua após a imagem

Ainda em Macuco, o nível do Rio Macuco também subiu e está em cota alta segundo o secretário, mas não chegou a transbordar. Também foram registrados deslizamentos de terra, sendo que um deles, de grande porte (imagem abaixo), interditou a estrada entre Macuco e Ponte do Cassiano, na altura do trevo de Douradinho. Foram registrados outros dois deslizamentos na área urbana, mas sem danos.

continua após a imagem

Também choveu forte em outros municípios da Região Serrana, como Cantagalo, Cordeiro e Nova Friburgo. Em Cantagalo, segundo o secretário de Defesa Civil, Tarcísio Ferreira, foram registrados 51 milímetros de chuva nas últimas 24h na estação do bairro Triângulo, área central, e 60 milímetros no São José, mas a Defesa Civil não foi acionada para nenhuma ocorrência até o momento referente a chuva em Cantagalo.

O Instituto Nacional de Meteorologia havia emitido alerta de perigo para chuvas intensas com risco de ventos intensos. Já o Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, o Cemaden-Rj, publicou um aviso meteorológico alertando para o risco de chuva moderada a forte a qualquer momento ao longo desta quinta-feira (06) e na madrugada de sexta-feira (07). O alerta ressaltava que os acumulados de chuva poderiam passar dos 100 milímetros em 24 horas.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress