Presidente da Associação Batista da cidade de Iloilo (de 2008 a 2011), uma das maiores cidades das Filipinas, o Pastor Jorim Cayao Octavio, de 47 anos, está em São Fidélis desde quarta-feira passada (06/11), para participar da conferência internacional promovida pelo quarteto Templo de Londrina (Estado do Paraná) que acontece desde o dia 13 e vai até o dia 17 na localidade de Ernesto Machado.
Jorim também já foi tesoureiro da Associação dos Pastores Batistas das Filipinas. Atualmente é Presidente da Associação de alunos da Universidade Bíblica da Convenção Batista no seu país.
Pastor Jorim perdeu sua casa no furacão que devastou a Filipinas, e sua família está desabrigada. Jorim ainda não possui informações se algum de seus parentes, estariam entre as vítimas fatais. Jorim é casado e possui 3 filhos.
O tufão Haiyan atingiu as Filipinas na manhã de sexta-feira (08/11), com rajadas de vento de até 275 km/h. Regiões costeiras enfrentaram ondas de até seis metros de altura. Ruas, casas, prédios, escolas, e demais locais foram invadidos pela água e vários foram totalmente destruídos.
O tufão que devastou a Filipinas, pode ter matado mais de 10 mil pessoas somente na ilha Leyte, principalmente devido a afogamentos e colapso de prédios. O número foi baseado em relatos de autoridades locais. O número é quase dez vezes maior que o divulgado pelo levantamento preliminar da Cruz Vermelha que apontava cerca de 1200 mortos em todo o país.
Essa foi uma das piores tempestades já registradas no país, que provocou ondas que inundaram e destruíram casas, escolas, prédios, ruas e até mesmo o aeroporto.
Uma iniciativa do pastor Paulo que sediou a conferencia em Ernesto machado, com o apoio do pastor Welligton que é o vice-presidente da Associação Batista Centro Fluminense (ABACENF), está sendo feita uma campanha para arrecadar doações em dinheiro, para ser enviada nesta quinta-feira (14/11), junto com o pastor Jorim para as Filipinas.