Serviço Social do Hospital Armando Vidal realiza evento do Outubro Rosa em São Fidélis

palestra-outubro-rosa
Ginecologista lembrou a prevenção da doença e explicou fatores de risco. Fotos: Kariny Maia

Realizado para conscientizar a população sobre a necessidade de prevenção contra o câncer de mama, o Outubro Rosa movimenta o país com eventos sobre o tema.

Em São Fidélis, o mês foi lembrado nesta sexta-feira (21/10), em palestras sobre a doença realizadas pelo Serviço Social no Hospital Armando Vidal.

De acordo com a assistente social, Flávia Cortes, uma das organizadoras, as palestras fazem parte de um projeto de conscientização realizado todos os meses pelo grupo:

nutriconista
Nutricionista falou sobre os alimentos que protegem contra o câncer.

“Todo mês a gente fala sobre um tema relacionado à saúde. Em setembro falamos sobre a prevenção do suicídio e agora em outubro sobre a prevenção do câncer de mama. No próximo mês vamos fazer o novembro azul, que é a prevenção do câncer de próstata. Então a gente busca fazer esses eventos para conscientizar os funcionários e para incentivar que eles cuidem da saúde, afinal trabalhamos nessa área, então a direção do hospital e o serviço social têm essa preocupação”.

Na primeira palestra, a ginecologista Marly Vivas lembrou que o câncer de mama é uma das maiores causas de mortalidade entre as mulheres. Ela ressaltou a importância da prevenção, explicou fatores de riscos e falou sobre a realização anual da mamografia. Já a nutricionista Diana Macedo tratou da alimentação que protege. Segundo ela as frutas vermelhas, o chá verde e o suco de uva são ótimos para a prevenção contra o câncer.

palestra
Funcionários e acompanhantes de pacientes participaram do evento.

As assistentes sociais destacaram que no Hospital, as fidelenses podem contar com as consultas e também podem realizar exames de ultrassom. “Nós temos a consulta, fazemos ultrassom aqui. Não temos mamografia, estamos lutando para ter. Orientamos para procurar uma clínica da cidade para a realização do exame e geralmente nas consultas aqui na emergência, se o médico sente alguma preocupação quanto a doença, encaminhamos para fazer a mamografia pelo SUS”.

Após as palestras foi realizado um sorteio de brindes para os funcionários e acompanhantes de pacientes, que também foram convidadas. O evento foi finalizado com uma mesa de lanches com diversas opções.

 

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress