Secretário do Ambiente de Itaperuna é o novo presidente do COSEMMA-NF

1
Fotos: Divulgação.

O Secretário Municipal do Ambiente de Itaperuna, Alair Ignácio, assumiu a presidência do Conselho dos Secretários Municipais de Meio Ambiente do Noroeste Fluminense, unidade colegiada, deliberativa, que tem a finalidade de articular, deliberar e planejar sobre todos os assuntos pertinentes ao desenvolvimento, à ampliação e à efetivação das políticas ambientais da região Noroeste fluminense.

 

Ao todo, 15 municípios compõe o COSEMMA-NF, sendo 13 da Região Noroeste e dois da Região Norte. São eles:: Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Cardoso Moreira, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São José de Ubá e Varre-Sai.

Entre outras conquistas, o COSEMMA-NF, conseguiu solidificar a parceria com a Secretaria Estadual do Ambiente, aa Associação Estadual de Municípios (AEMERJ) e o Instituto Superior de Estudos da Religião (ISER), visando melhor elaborar os Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) dos municípios que fazem parte do grupo.

O órgão também atua como articulador e facilitador no processo de criação do Consórcio de Resíduos sólidos do Noroeste Fluminense, além de ter criado um banco de técnicos (profissionais oriundos das prefeituras) para atender ao setor de licenciamento e fiscalização de cada município, tendo em vista o processo de descentralização do licenciamento e as novas atribuições dos municípios, junto a esse tema, ratificadas pela Lei Complementar 140.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress