São Fidélis registra aumento no atendimento de pacientes com quadros gripais e procura pela vacina contra gripe

De acordo com o médico Dr. Antônio Rodrigo Santarém, houve aumento no atendimento de pacientes com quadros gripais, nada tão alarmante quanto no Rio, mas ainda assim preocupante. O setor de Vigilância em Saúde destaca que a vacina contra a Covid não protege contra a Influenza, por isso é importante tomar os dois imunizantes

imagem: arquivo SF Notícias

A epidemia de gripe registrada na cidade do Rio de Janeiro acendeu um alerta em cidades do interior do estado. Em São Fidélis, no Norte Fluminense, segundo o médico responsável pelo setor de emergência do Hospital Armando Vidal, Dr. Antônio Rodrigo Santarém, houve aumento no atendimento de pacientes com quadros gripais, nada tão alarmante quanto no Rio, mas ainda assim preocupante.

“Infelizmente os sintomas são semelhantes aos do Covid. Portanto, só conseguimos fechar o diagnóstico após consulta médica e realização de exames complementares” – disse o médico. Segundo ele, a maioria dos casos trata-se de pneumonia bacteriana, mas por ter sintomas e alterações radiológicas semelhantes ao Covid-19, são tratados como casos suspeitos até que chegue o resultado do RT PCR  (“swab”).

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

O médico ressaltou que até o momento não houve registro dos subtipos H1N1 ou H3N2 da Influenza, mas caso haja suspeita o município consegue realizar os testes necessários. O médico reforça que a queda expressiva nos casos da H1N1 e do Covid se deve principalmente a vacinação, e portanto, a população deve se vacinar contra estas doenças. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações. O imunobiológico protege contra os três subtipos do vírus da gripe.

De acordo com a coordenadora de imunização, Meriele Miranda, houve também um aumento na procura pela vacina contra a gripe no município. Ainda de acordo com ela, o imunizante está disponível em todos os postos do município. Pessoas com sintomas gripais/de Covid devem adiar a vacinação. O setor de Vigilância em Saúde destaca que a vacina contra a Covid não protege contra a Influenza, por isso é importante tomar os dois imunizantes (confira o vídeo com a Superintendente Hítalla Valentim no final da matéria).

Influenza na região
No Noroeste Fluminense, o município de Santo Antônio de Pádua, através da Secretaria Municipal de Saúde, informou que foram detectados o vírus H3N2 da Influenza A em amostras enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels. A pasta não especificou quantos casos foram registrados, mas destacou que a Influenza A apresenta sintomas bem parecidos com os de Covid, e que a transmissão ocorre da mesma forma (confira AQUI).

Em Campos dos Goytacazes houve um aumento no número de internações por doenças respiratórias virais. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), está monitorando 30 crianças internadas em dois hospitais do município, com síndrome respiratória aguda de múltiplas causas virais, a fim de identificar a etiologia dos vírus causadores de doenças respiratórias. Uma das referências na cidade, a Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Guarus registrou aumento considerável na busca por médico, chegando a realizar 431 atendimentos pediátricos em cinco dias, dos quais 128 ocorreram entre sábado (11) e domingo (12).

https://www.instagram.com/tv/CXd9vzTgfc-/?utm_source=ig_web_copy_link

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress