S.Fidélis está entre os 34 Pontos de Cultura do estado

biblioteca-municipal
Fotos: Arquivo

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC), em parceria com o Ministério da Cultura, abriu inscrições para o edital de seleção de 34 Pontos de Cultura. O objetivo é reconhecer instituições da sociedade, sem fins lucrativos, que tenham um mínimo de três anos de atuação no campo da cultura, em áreas que abrangem desde as Culturas populares, como artesanato e tradição oral, a expressões artísticas, como circo e literatura, passando por pensamento e memória e patrimônio material.

As inscrições serão realizadas pela internet até 12 de setembro. Para se inscrever ou obter mais informações sobre o edital é só acessar o portal da Secretaria Estadual de Cultura, ligar para (21) 2216 8500 (Ramal: 227) ou escrever para [email protected].

Para esta seleção serão priorizados projetos de instituições com atuação em municípios que não possuem Pontos de Cultura, ou que possuem muito poucos. No entanto, todo o estado será contemplado com pelo menos um Ponto, de acordo com as metas de implementação previstas no edital.

bibliotecaEntre os municípios que deverão ter um maior número de instituições contempladas estão Armação de Búzios, Bom Jesus do Itabapoana, Conceição de Macabu, Engenheiro Paulo de Frontin, Itatiaia, Laje do Muriaé, Mendes, Nilópolis, Rio das Ostras, São Fidélis, Seropédica, Trajano de Morais e Varre-Sai. A distribuição territorial visa a descentralização dos recursos do Programa Cultura Viva no Estado do Rio de Janeiro.

As 34 instituições selecionadas deverão integrar a Rede Estadual de Pontos de Cultura formada por 196 entidades, conveniadas com a SEC. Cada uma receberá R$ 180 mil ao longo de três anos, que poderão ser utilizados para realização de cursos e oficinas, produção de espetáculos e eventos culturais, compra de equipamentos e outras ações.

Ao integrar a Rede Estadual, os selecionados passam a fazer parte também da Rede Nacional de Pontos de Cultura, tendo, assim, contato com iniciativas culturais de todo o país. Dessa forma, participam de eventos como a Teia Nacional, que reúne todos os Pontos de Cultura do Brasil e se beneficiam de uma rica troca de experiências.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress