Santa Maria Madalena pode ganhar título de “Cidade das Estrelas”

Segundo a deputada autora do Projeto de Lei, conceder o título ao município é a realização de um projeto pensado há anos pela cidade para o estímulo do turismo e da pesquisa acadêmica ligados à astronomia

Imagens: Vanessa Gonçalves – Samir Mansur

O município de Santa Maria Madalena, na Região Serrana do Rio, considerado o terceiro com o melhor clima do Brasil, pode ganhar o título de “Cidades das Estrelas”, se aprovado o projeto de Lei em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Segundo a autora do PL, a deputada Adriana Balthazar, conceder o título ao município é a realização de um projeto pensado há anos pela cidade para o estímulo do turismo e da pesquisa acadêmica ligados à astronomia.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Além de berço da inesquecível atriz Dercy Gonçalves e de possuir o terceiro melhor clima do Brasil, Madalena reúne as melhores condições para observação dos astros. Prova disso é que em breve o Parque Estadual do Desengano, que também abrange Campos dos Goytacazes e São Fidélis, receberá o certificado internacional de Dark Sky Park, o primeiro selo de reconhecimento de qualidade do céu para observação das estrelas do Brasil e da América Latina. Isso graças à ausência total de luz artificial dentro dos limites do parque, que proporciona um céu iluminado e registros esplêndidos.

continua após a imagem

Os documentos necessários já foram encaminhados para a International Dark-Sky Association, onde o parque foi inscrito para concorrer ao título. “Dark Sky Park”, também conhecida como reserva de céu escuro, é uma área, geralmente em torno de um parque ou observatório, que restringe a poluição artificial da luz. O objetivo de uma reserva de céu escuro geralmente é promover a astronomia.

A deputada destaca ainda que o Brasil entrará no mapa internacional com o selo do Parque do Desengano, fomentando turismo, hotéis, pousadas e comércio na cidade e arredores. O reconhecimento oficial desse potencial vai movimentar mais a cidade de Madalena e gerar mais comércio, emprego e renda, ainda segundo a deputada.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress