Salve! Linda terra feita de luz! São Fidélis completa 151 anos de elevação à categoria de cidade

São Fidélis foi elevada à categoria de cidade em 3 de dezembro de 1870. Intitulada de Cidade Poema, por ser berço de grandes poetas, a cidade é repleta de belezas naturais e arquitetônicas

Imagem: Evangelista Drone

Em 3 de dezembro de 1870, data que é lembrada no brasão fidelense, através do decreto de lei nº 1533, São Fidélis foi elevada à categoria de cidade; feito que completa hoje 151 anos. Localizada na região Norte Fluminense do Estado do Rio, às margens do Rio Paraíba do Sul, intitulada de Cidade Poema por ser berço de grandes poetas, a cidade é repleta de belezas naturais e arquitetônicas. No Centro se destacam a Ponte Metálica e a Igreja Matriz. Com estrutura metálica de origem inglesa, segundo a Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), a Ponte Metálica foi construída pelo Barão de Mauá, sendo fundida em estaleiro na Ponta de Areia, em Niterói, sob a supervisão do engenheiro inglês Dadgson. A ABCEM acredita que a ponte, que se tornou um cartão postal de São Fidélis, tenha sido a primeira de aço no Brasil.

Já a Igreja Matriz foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) em 2002, fazendo parte do chamado “Conjunto Histórico de São Fidélis”, que engloba ainda a Ponte Metálica e o Solar do Barão de Vila Flor, onde funciona a biblioteca e o museu da cidade. Sua construção iniciou-se em 1799, orientada pelos monges construtores, frei Victório de Cambiasca, frei Ângelo de Lucca e frei Thomaz Civitta de Castella, e aberta ao culto em 1809.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

O monumental templo chamou a atenção pela grandiosidade da obra, principalmente pela sua cúpula. Em linhas arquitetônicas de reflexo italiano, de gosto toscano em sua construção em cruz. A cúpula foi construída em fevereiro de 1806. Não possui nenhuma estrutura de ferro e nem de madeira. É toda feita com tijolos presos entre si por uma massa composta de barro e óleo de baleia. A cúpula foi considerada por engenheiros, arquitetos e artistas, como a mais notável do Brasil Colonial. Em 2022 ela será elevada a Santuário de São Fidélis. (veja mais AQUI). Entre as belezas naturais se destacam a Igreja Matriz, a Serra do Sapateiro, da Bela Joana, a região do Rio do Colégio, a Cachoeira do Oriente, o Parque Estadual do Desengano, entre outras.

E como falar de São Fidélis sem mencionar a tradicional festa do padroeiro? Devido à pandemia de Covid-19 a festa que reúne milhares de moradores da cidade, região e até outros estados não foi realizada em 2020 e nem neste ano. Mas, em suas últimas edições foi sucesso de público recebendo cantores de nível nacional, como Grupo Revelação, Mumuzinho, Xande de Pilares, Eliana Ribeiro, Alemão do Forró, Júnior e Gustavo, Roberta Miranda, padre Antônio Maria, entre outros.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress