Saiba como se prevenir de um princípio de incêndio

Foto: Vinnicius Cremonez
Fotos: Vinnicius Cremonez/Manuela Escalla /Arquivo

Casos constantes de princípios de incêndio em São Fidélis, leva-se a entender que os devidos cuidados contra acidentes domésticos em relação a incêndios não estão sendo praticados, algo que é determinante para evitar muitos perigos que podem acarretar em tragédias.

Em entrevista com a nossa equipe, o Comandante do Corpo de Bombeiros, Major Claudio Luiz de Oliveira, mencionou as principais causas dos princípios de incêndio nas residências, que são: Esquecer panela no fogo estando ligado, deixar ferro de passar na tomada, vazamento de gás pela validade da mangueira estar ultrapassada, ter uma cortina próxima a chama do fogão como também produtos inflamáveis.

Panela queimadaMas às vezes acontecem curto circuitos, que são devidos à rede elétrica antiga, precisando ser modificada por profissionais; isso acontece quando não se troca o cabeamento e estando fraco, ao receber uma carga de energia muito alta  os fios não suportam e assim ocorrer um curto circuito, podendo provocar um incêndio.

“Quando for detectado o cheiro de um vazamento de gás, por exemplo, a pessoa nesse momento deve ficar atenta para alguns ações que podem provocar uma explosão no local e que devem ser evitadas, tais como: Não acender o interruptor que quando ligado libera  faísca, também não é recomendado acender uma lanterna dentro do local e o próprio start da geladeira quando arma provoca faísca, tornando o risco eminente.” Explicou o major.

principio de incendio em loja de roupas foto vinnicius cremonez 3O comandante completou dizendo que, a primeira ação ao perceber um vazamento é abrir as janelas e portas para que os gases sejam expelidos para atmosfera, pra isso e para qualquer sinal de fumaça intensa ou fogo,  o corpo de bombeiros têm que ser acionado pelo 193.

As pessoas não devem se arriscar adentrando no local para tentar fazer qualquer tipo de contenção do incêndio, sem ter nenhum conhecimento e/ou técnica.

Os casos mais recentes na cidade aconteceram na Vila dos Coroados, onde uma dona de casa esqueceu uma panela no fogo; a mesma situação aconteceu no bairro São Vicente. Já no Centro da cidade, um princípio de incêndio foi registrado em uma residência em que a causa não foi descoberta, onde foi perdido algumas roupas e outros materiais. Nesses casos não houveram vítimas, mas em situações mais graves as consequências poderiam ter sido piores, por isso as prevenções são importantes. Todo ano, a corporação dos Bombeiros realiza a Semana da Prevenção, que consiste em atividades, orientações e simulações ao final do evento.

Esse projeto acontece no mês de julho, pelo aniversário da corporação no dia 02. São recebidas crianças de várias escolas do município, envolvendo questões de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), cidadania, meio ambiente e cuidados domésticos. E ainda segundo o comandante Claudio, essa Semana de Prevenção têm tido muitos resultados positivos.

 

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress