RJ tem quatro casos suspeitos de sarampo

Um deles teve resultado preliminar positivo, mas a SES aguarda confirmação pelo laboratório da Fiocruz
Fotos: Reprodução/ SF Notícias

Quatro casos suspeitos de sarampo estão sendo investigados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) do RJ. Um dos casos teve resultado preliminar positivo, mas a SES aguarda a confirmação do diagnóstico pelo laboratório de referência nacional da Fiocruz.

A paciente é uma jovem, de 20 anos, moradora de Copacabana. Ela recebeu atendimento na unidade de pronto socorro do Hospital Copa D’Or. O local de provável infecção também está em análise.

Se confirmado pela Fiocruz, este será o primeiro caso no estado em 18 anos. A SES e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio estão realizando ações de prevenção e bloqueio da doença, inclusive com vacinação no Campus da Faculdade de Direito da UFRJ, onde a jovem estuda.

De acordo com a SES, em 2017 a cobertura vacinal do estado para o sarampo em crianças de até um ano de idade foi de 94,8%. A vacina está disponível nos postos, conforme calendário de vacinação do Ministério da Saúde. Ao apresentar sintomas como febre e manchas no corpo, acompanhado de tosse, coriza ou conjuntivite, a pessoa deve procurar os serviços de saúde para a investigação.

Surto no país

Um surto de sarampo atinge os estados do Amazonas e de Roraima. Quase 500 casos já foram registrados nos dois estados neste ano. O surto na região colocou em alerta autoridades estaduais e o Ministério da Saúde.

No Amazonas foram confirmados 263 casos de sarampo, além de 1.368 ainda em investigação. Em Roraima, os casos confirmados chegaram a 200, com 177 em investigação e 35 já descartados. Em duas situações, ocorreram mortes em decorrência da doença.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress