Risco de temporais: CPTEC emite alerta para S.Fidélis, Itaocara, Itaperuna, Pádua, Cordeiro, Friburgo e região

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta para chuvas intensas na região. A chuva pode vir acompanhada de rajadas de vento, descargas elétricas e até eventual queda de granizo
Fotos: SF Notícias

A madrugada desta segunda-feira (04/01) foi marcada por temporais que provocaram transtornos em algumas cidades da região. Em Itaperuna o grande volume de chuva provocou enxurradas e inundações em bairros da cidade e também em distritos (reveja AQUI). Segundo a Climatempo, as áreas de instabilidade avançam atuando forte sobre o norte do estado do Rio de Janeiro, Espírito Santo e no leste e centro-norte de Minas Gerais, nesta segunda. A previsão é de muitas nuvens com chuva a qualquer hora do dia. Em função do excesso de nuvens e de chuva, a temperatura fica amena. A situação é de atenção para deslizamentos de terra, pois muitas áreas do estado estão com o solo encharcado em função. Devido ao risco de chuva forte, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) emitiu um alerta para cidades da região.

De acordo com o CPTEC, a previsão é de chuva forte, acompanhadas de rajadas de vento, descargas elétricas, eventual queda de granizo, além de volumes pontuais expressivos. O aviso é válido entre 12h até o fim do dia. Na região, o aviso abrange Aperibé, Bom Jardim, Bom Jesus do Itabapoana, Cachoeiras de Macacu, Cambuci, Cantagalo, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Italva, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Macuco, Miracema, Natividade, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes, entre outras. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também alerta para fortes chuvas na maioria dessas cidades. O alerta é para chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos (40-60 km/h).

Essa mudança no tempo foi provocada por uma frente fria que chegou ao litoral fluminense na sexta-feira (01/01). Ainda segundo a Climatempo, essa frente fria tecnicamente se afastou em alto-mar, mas a circulação de ventos sobre a Região Sudeste do Brasil ainda vai manter áreas de instabilidade concentradas sobre o estado do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e o Sul do Espírito Santo por mais 48 horas. “Entre terça-feira, 5, e a quinta-feira, dia 7, o tempo vai ficar mais aberto com a dissipação das áreas de instabilidade. Os dias serão com sol, calor e as pancadas de chuva entre o fim da tarde e à noite, mas a chuva já será isolada, em pequenas áreas’ – prevê o portal.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress