O Rio Paraíba do Sul, voltou a subir e deixou a Defesa Civil de São Fidélis em estado de atenção.
Segundo o Tenente da Defesa Civil de São Fidélis Cláudio Luiz, o rio iria receber um volume d’ água na manhã desta quinta-feira, mas iria se estabilizar e começar a baixar novamente no inicio da noite. Na manhã de ontem, o rio atingiu a cota de 3,30 metros e voltou a baixar.
“A previsão é que ele volte a baixar na parte da noite, mas tudo pode mudar. Vai depender da quantidade de chuva na nascente e nos rios afluentes” . afirmou Cláudio
Na medição feita as 8h da manhã de hoje, o rio estava em 3,18m. Já na parte da tarde, o Rio Paraíba alcançou a marca dos 3,35 metros, sendo que o mesmo começa a transbordar quando alcançar os 5,10 metros. As primeiras ruas a serem atingidas, ficam na Ipuca. Essas ruas ficam atrás de uma rede de supermercados da cidade, próximo a quadra de esportes (Foto).
Cláudio disse ainda que existe um plano de contingência preparado para retirar as famílias de suas casas e leva-las para abrigos. O plano e posto em prática quando o rio atinge a marca de 5m20cm. Cláudio pede as famílias ribeirinhas que fiquem em alerta.
Em Campos, o rio atingiu a cota de 8,35 pela manhã e chegou a atingir o cais da lapa. Já na parte da tarde, estava medindo 8,20 metros. O Rio Paraíba em Campos, recebe água do Rio Muriaé, por isso enche mais.
Já na região Noroeste Fluminense do Estado, as cidades cortadas pelos Rios Muriaé, Pomba, Itabapoana e Carangola, continuam em estado de alerta.