Rio Paraíba do Sul atingiu o nível mais baixo dos últimos 20 anos

O rio paraíba do sul atingiu o nível mais baixo dos últimos 20 anos, desde o mês o de Agosto , o nível do Rio Paraíba do Sul está visivelmente baixo, batendo recorde no dia 13 de Agosto em medição realizada na cidade de Campos dos Goytacazes. Em São Fidélis não se pode fazer a medição pois a régua  está totalmente fora da água.  O subsecretário municipal de Defesa Civil de Campos, Edison Pessanha, declarou mês passado, data da medição recode que nessa época do ano é normal o nível ficar entre 5,40 metros e 5,80 metros, mas 5,12 metros é muito baixo e   preocupante.

rio-2De lá pra cá, as medições estão sendo feitas diariamente, em todas as cidades, abastecidas pelo gigante Rio Paraíba do Sul. A situação não é de emergência, mas precisa  chover nas cabeceiras de afluentes do Paraíba nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, para o nível do rio aumentar. Mesmo que chova em São Fidélis, o quadro não vai mudar.

Em São Fidélis, nossa equipe entrevistou o Chefe da CEDAE Geraldo Gonçalves, “Geraldão”, que nos informou, que não houve alarme, e que as bombas trabalharam normalmente, pois o local de captação de água é muito fundo.
Segundo ele, São Fidélis, já teve crises preocupantes, há mais ou menos 30 anos atrás e também, a uns  20 anos atrás, quando as bombas só puxavam ar, prejudicando o abastecimento no município!

Outra preocupação em relação ao rio Paraíba do Sul em nossa cidade é que quando o rio atinge níveis baixos, populares ocupam os bancos de areia “coroas”, para tomarem banho de rio, o que é um risco para todos que exercem essa prática.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress